Las prácticas educativas en salud (PES) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil-Colombia (2015)
- Autores:
- Autor USP: SILVA, EUNICE ALMEIDA DA - EACH
- Unidade: EACH
- Assuntos: PROMOÇÃO DA SAÚDE; QUALIDADE DE VIDA; EDUCAÇÃO EM SAÚDE
- Idioma: Espanhol
- Resumo: Este texto estabelece aproximações comparativas sobre práticas educativas em saúde e qualidade de vida em dois países, Brasil e Colômbia. Realiza um rastreamento que dê conta das relações que se estabeleceram entre esses conceitos na primeira e segunda metade do século XX. Os conceitos promoção e prevenção em saúde contribuíram para refletir sobre as correlações de força, tensões e rupturas entre os dois períodos. Higiene, raça e nação constituíram- se como pilares para as PES nos períodos abordados nos dois países estudados, com particularidades para cada um deles, mas com o mesmo objetivo: mudança de conduta e conscientização da população. Para a segunda metade do século XX, o coletivo adquire um caráter central e a qualidade de vida é utilizada como uma estratégia para validar as ações de promoção em saúde
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Interfaces da Educação
- ISSN: 2177-7691
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 6, n. 17, p. 97-116, 2015
-
ABNT
OCHOA, Ana Maritza Gómez e BAGNATO, Maria Helena Salgado e SILVA, Eunice Almeida da. Las prácticas educativas en salud (PES) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil-Colombia. Interfaces da Educação, v. 6, n. 17, p. 97-116, 2015Tradução . . Disponível em: http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/748/704. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Ochoa, A. M. G., Bagnato, M. H. S., & Silva, E. A. da. (2015). Las prácticas educativas en salud (PES) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil-Colombia. Interfaces da Educação, 6( 17), 97-116. Recuperado de http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/748/704 -
NLM
Ochoa AMG, Bagnato MHS, Silva EA da. Las prácticas educativas en salud (PES) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil-Colombia [Internet]. Interfaces da Educação. 2015 ; 6( 17): 97-116.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/748/704 -
Vancouver
Ochoa AMG, Bagnato MHS, Silva EA da. Las prácticas educativas en salud (PES) y calidad de vida: algunas aproximaciones comparativas Brasil-Colombia [Internet]. Interfaces da Educação. 2015 ; 6( 17): 97-116.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/748/704 - Análise sobre a formação do professor de graduação em enfermagem
- Análise do processo de enfermagem de duas instituições de saúde
- Mapeamento da trajetória da gestante a Unidade Básica de Saúde
- Perfil sócio-demográfico das gestantes que se deslocam a pé à Unidade Básica de Saúde para realizar o pré-natal
- Mapeamento da trajetória da gestante a Unidade Básica de Saúde
- Educação permanente em unidades básicas de saúde de uma região do Município de São Paulo: a necessária atenção ao perfil social dos profissionais
- Narrativas antivacinas em grupos de Facebook: negacionismo e pós-verdade em tempos de pandemia
- Concepções de cuidado e relações de poder na saúde da mulher
- Mapeamento da acessibilidade da gestante a Unidade Básica de Saúde (UBS): prática sistemática para identificar fatores de riscos
- Body, health and society: socioanthropological considerations
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas