Ensino clínico em cenários reais de prática (2015)
- Authors:
- USP affiliated authors: SOUZA, CACILDA DA SILVA - FMRP ; BOLLELA, VALDES ROBERTO - FMRP ; BORGES, MARCOS DE CARVALHO - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v48i3p249-256
- Subjects: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENSINO SUPERIOR; HOSPITAIS DE ENSINO; PRÁTICA PROFISSIONAL; EDUCAÇÃO MÉDICA
- Language: Português
- Abstract: O ensino clínico em cenários reais de prática é um componente essencial da educação na área da saúde. Ele estimula e garante que os estudantes aprendam sobre a prática profissional, sendo um dos mais efetivos meios para o desenvolvimento de habilidades clínicas, particularmente anamnese, exame físico, comunicação, ética, atitude humanística e profissionalismo. Tradicionalmente, enfermarias e ambulatórios, supervisionados por professores clínicos (preceptores), são os locais mais utilizados para o ensino clínico. Porém, apesar da excelente capacitação para a prática profissional, a grande maioria dos preceptores pode ter limitações para o ensino clínico. Assim, para que se atinja um nível de qualidade satisfatória no ensino clínico é necessário tanto a diversificação dos cenários reais de prática como o desenvolvimento do corpo docente. Este artigo aborda os desafios do ensino clínico nos cenários reais de prática e apresenta modelos e estratégias para professores e alunos qualificarem esta atividade dentro e fora do hospital
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2015
- Source:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
BORGES, Marcos de Carvalho e SOUZA, Cacilda da Silva e BOLLELA, Valdes Roberto. Ensino clínico em cenários reais de prática. Medicina, v. 48, n. 3, p. 249-256, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p249-256. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Borges, M. de C., Souza, C. da S., & Bollela, V. R. (2015). Ensino clínico em cenários reais de prática. Medicina, 48( 3), 249-256. doi:10.11606/issn.2176-7262.v48i3p249-256 -
NLM
Borges M de C, Souza C da S, Bollela VR. Ensino clínico em cenários reais de prática [Internet]. Medicina. 2015 ; 48( 3): 249-256.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p249-256 -
Vancouver
Borges M de C, Souza C da S, Bollela VR. Ensino clínico em cenários reais de prática [Internet]. Medicina. 2015 ; 48( 3): 249-256.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p249-256 - Continuing professional development on item writing: piggybacking on residency demands
- Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde
- Avaliação somativa de habilidades cognitivas: experiência envolvendo boas práticas para a elaboração de testes de múltipla escolha e a composição de exames
- Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde
- Infecções de tecidos moles: Erisipela. Celulite. Síndromes infecciosas mediadas por toxinas
- Foliculite supurativa como manifestação paraneoplásica de linfoma não-Hodgkin difuso de grandes células B
- Dermatomiosite como manifestação paraneoplásica de linfoma
- A terapia fotodinâmica como opção de tratamento [Depoimento]
- HC implanta técnica cirúrgica avançada para retirada de tumores de pele. [Depoimento à Redação]
- Nevo azul gigante mimetizando lentigo maligno melanoma
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v48i3p249-256 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas