Mercado brasileiro de suco de laranja: uma alternativa para mitigar os efeitos do declínio do consumo no mundo (2014)
- Autores:
- Autor USP: NEVES, MARCOS FAVA - FEARP
- Unidade: FEARP
- DOI: 10.5935/2236-3122.20140006
- Assuntos: AGRONEGÓCIO; CADEIA PRODUTIVA; LARANJA; MERCADO INTERNO; SUCOS DE FRUTAS
- Idioma: Português
- Resumo: O Brasil produz mais da metade do suco de laranja do planeta, isso graças a união de uma citricultura extremamente desenvolvida e uma indústria competitiva. A cadeia é voltada para o mercado externo, sendo que 97% do suco produzido no Brasil é exportado. Essa dependência do mercado externo vem prejudicando a cadeia, já que o consumo mundial de suco de laranja tem diminuído. Desta forma, este artigo procurou identificar qual seria uma alternativa viável para mitigar o problema da queda de consumo mundial e fortalecer a cadeia citrícola brasileira. A partir da revisão de literatura, de entrevista em profundidade com especialistas do setor, representantes de produtores e indústrias, e uma série de workshops com produtores, indústrias de suco e governo, os autores identificaram que uma alternativa para mitigar o problema apresentado pelo setor seria o desenvolvimento do mercado interno, que apresenta baixo consumo de suco de laranja industrializado. Assim sendo, solução sugerida neste artigo, trata da criação de uma empresa de comércio tripartite, cujos membros serão produtores de laranja, fábricas de suco de laranja e do governo, que terá como ações a construção do arranjo institucional, criação de uma marca de suco 100% e o desenvolvimento das estratégias go-to-market. Estimou-se que com essa iniciativa, o mercado interno poderá absorver até 50 milhões de caixas de laranja, ajudando assim, esta cadeia a se manter mais competitiva
- Imprenta:
- Local: Cordeirópolis
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Título do periódico: Citrus Research & Technology
- ISSN: 2177-5419
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 35, n. 2, p. 61-71, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo NÃO é de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: closed
-
ABNT
NEVES, Marcos Fava e TROMBIN, Vinícius Gustavo e KALAKI, Rafael Bordonal. Mercado brasileiro de suco de laranja: uma alternativa para mitigar os efeitos do declínio do consumo no mundo. Citrus Research & Technology, v. 35, n. 2, p. 61-71, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5935/2236-3122.20140006. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Neves, M. F., Trombin, V. G., & Kalaki, R. B. (2014). Mercado brasileiro de suco de laranja: uma alternativa para mitigar os efeitos do declínio do consumo no mundo. Citrus Research & Technology, 35( 2), 61-71. doi:10.5935/2236-3122.20140006 -
NLM
Neves MF, Trombin VG, Kalaki RB. Mercado brasileiro de suco de laranja: uma alternativa para mitigar os efeitos do declínio do consumo no mundo [Internet]. Citrus Research & Technology. 2014 ; 35( 2): 61-71.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.5935/2236-3122.20140006 -
Vancouver
Neves MF, Trombin VG, Kalaki RB. Mercado brasileiro de suco de laranja: uma alternativa para mitigar os efeitos do declínio do consumo no mundo [Internet]. Citrus Research & Technology. 2014 ; 35( 2): 61-71.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.5935/2236-3122.20140006 - Mercado de 30 milhões
- Cenários e perspectivas para o agribusiness brasileiro
- FEA de Ribeirão Preto inicia intercâmbios e participação em eventos internacionais. [Depoimento]
- Contexto atual do mercado e marketing do óleo de palma
- Gestão de sistemas agroindustriais
- Agribusiness é mercado em expansão. [Depoimento]
- O fornecedor mundial de alimentos
- Exportar é preciso, viver também é preciso
- Tendências na distribuição varejista de alimentos. [Em disquete]
- Agribusiness europeu
Informações sobre o DOI: 10.5935/2236-3122.20140006 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas