O consumo e a distinção em um conto de Lima Barreto (2016)
- Autor:
- Autor USP: CARRASCOZA, JOÃO LUÍS ANZANELLO - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.30962/ec.v19i1.1200
- Subjects: CONSUMO; LITERATURA BRASILEIRA
- Language: Português
- Abstract: O estudo das práticas de consumo em interface com os meios de comunicação de massa vem ganhando centralidade nos últimos anos. As narrativas literárias, que materializam o imaginário social da época de sua produção, podem ser extremamente produtivas para a discussão dos imbricamentos entre comunicação e consumo. Walter Benjamin, refletindo sobre o surgimento da sociedade de massa a partir de poemas de Baudelaire, inicia essa forma de acoplamento crítico. E, assim como já o fizemos em outros artigos, com clássicos da literatura brasileira e mundial, investigamos aqui, a partir do conto Um e outro, de Lima Barreto, no qual o automóvel ocupa posição nuclear na trama, aspectos do consumo como um sistema classificador, tanto quanto o discurso publicitário, o qual diferencia os produtos (Rocha) e distingue os indivíduos (Bourdieu
- Imprenta:
- Source:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
CARRASCOZA, João Anzanello. O consumo e a distinção em um conto de Lima Barreto. E-Compós, v. 19, n. 1, p. 1-12, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.30962/ec.v19i1.1200. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Carrascoza, J. A. (2016). O consumo e a distinção em um conto de Lima Barreto. E-Compós, 19( 1), 1-12. doi:10.30962/ec.v19i1.1200 -
NLM
Carrascoza JA. O consumo e a distinção em um conto de Lima Barreto [Internet]. E-Compós. 2016 ; 19( 1): 1-12.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.30962/ec.v19i1.1200 -
Vancouver
Carrascoza JA. O consumo e a distinção em um conto de Lima Barreto [Internet]. E-Compós. 2016 ; 19( 1): 1-12.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.30962/ec.v19i1.1200 - A única riqueza é a vida
- As gotas de orvalho caem como marteladas
- A memória estilhaçada
- Uma propaganda exemplar do governo Lula
- Dizeres e silenciamentos na narrativa publicitária contemporânea
- Um conto de Natal e a fé no consumo
- Sea
- A arte, o consumo e o verbo que delira. [Apresentação]
- O consumo e o discurso niilista da publicidade
- A invenção da ficção
Informações sobre o DOI: 10.30962/ec.v19i1.1200 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas