Calidez, competencia, moralidad y nacionalismo ideal como dimensiones autoestereotípicas del autoconcepto nacional en seis países de Latinoamérica (2016)
- Autores:
- Autor USP: SILVA, ALESSANDRO SOARES DA - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.12804/apl34.2.2016.12
- Assuntos: IDENTIDADE NACIONAL; NACIONALISMO; SOCIABILIDADE
- Idioma: Espanhol
- Resumo: O presente estudo busca descrever e analisar os conteúdos dos auto-estereótipos relacionados com a autoestima coletiva e o grau de identificação nacional em 6 nações da América Latina. Para tal finalidade, foi desenvolvido um estudo através da aplicação de questionários nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela (n=1573). Os resultados mostram a presença de quatro dimensões auto-estereotípicas denominadas: sociabilidade, competência, moralidade e nacionalismo ideal. As expressões positivas destas dimensões relacionam-se significativamente com a autoestima coletiva e o grau de identificação com o país. Porém, as magnitudes destas relações diferem segundo as amostras por país. De modo geral, as dimensões estereotípicas mais reconhecidas como representativas dos ingroups nacionais foram as de sociabilidade e competência, enquanto as menos reconhecidas como representativas destes grupos, foram as dimensões de moralidade e nacionalismo ideal. Contudo, em um modelo geral das influências destes auto-estereótipos na autoestima coletiva e no grau de identificação, observa-se que a sociabilidade, mesmo sendo a dimensão percebida como a mais representativa dos auto-estereótipos nacionais, exerce uma influência muito débil na autoestima coletiva e não influi no nível de identificação com o ingroup nacional
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Avances en Psicologia Latinoamericana
- ISSN: 1794-4724
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 34, n. 2, p. 395-413, jan. 2016
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
ESPINOSA PEZZIA, Agustín et al. Calidez, competencia, moralidad y nacionalismo ideal como dimensiones autoestereotípicas del autoconcepto nacional en seis países de Latinoamérica. Avances en Psicologia Latinoamericana, v. 34, n. ja 2016, p. 395-413, 2016Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.12804/apl34.2.2016.12. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Espinosa Pezzia, A., Acosta, Y., Valencia, J., Vera, A., Silva, A. S. da, Romero, J. C., & Beramendi, M. (2016). Calidez, competencia, moralidad y nacionalismo ideal como dimensiones autoestereotípicas del autoconcepto nacional en seis países de Latinoamérica. Avances en Psicologia Latinoamericana, 34( ja 2016), 395-413. doi:10.12804/apl34.2.2016.12 -
NLM
Espinosa Pezzia A, Acosta Y, Valencia J, Vera A, Silva AS da, Romero JC, Beramendi M. Calidez, competencia, moralidad y nacionalismo ideal como dimensiones autoestereotípicas del autoconcepto nacional en seis países de Latinoamérica [Internet]. Avances en Psicologia Latinoamericana. 2016 ; 34( ja 2016): 395-413.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.12804/apl34.2.2016.12 -
Vancouver
Espinosa Pezzia A, Acosta Y, Valencia J, Vera A, Silva AS da, Romero JC, Beramendi M. Calidez, competencia, moralidad y nacionalismo ideal como dimensiones autoestereotípicas del autoconcepto nacional en seis países de Latinoamérica [Internet]. Avances en Psicologia Latinoamericana. 2016 ; 34( ja 2016): 395-413.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.12804/apl34.2.2016.12 - Algumas ponderações possíveis sobre psicologia política... [Editorial]
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Informações sobre o DOI: 10.12804/apl34.2.2016.12 (Fonte: oaDOI API)
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