Exercer a postura crítica: desafios no estágio em psicologia escolar (2014)
- Autor:
- Autor USP: MACHADO, ADRIANA MARCONDES - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/1982-3703001112013
- Assuntos: PSICOLOGIA ESCOLAR; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; RELATÓRIOS
- Palavras-chave do autor: Formação do psicólogo
- Idioma: Português
- Resumo: Os estudantes de graduação do curso de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, ao cursarem as disciplinas relacionadas à área da Psicologia Escolar, realizam estágios em instituições educativas. Imbuídos de uma postura crítica, os estagiários entram em contato com demandas de tratamento, prevenção e adaptação e compreendem a produção histórica destas. Todavia, em muitos momentos, os estagiários julgam essas demandas como se fossem equivocadas e, dessa forma, não conseguem perceber a multiplicidade de elementos que as constituem e as formas para agir em sua produção. O objetivo deste artigo é apresentar um percurso de trabalho enfatizando as estratégias criadas para dar conta de um dos desafios que se apresentam no grupo de supervisão: intervir nesse momento no qual os estagiários consideram o funcionamento da escola como algo exterior a eles. As estratégias criadas indicam que a desconstrução necessária na formação dos estudantes de Psicologia para que aprendam a intervir nos processos institucionais vividos durante os estágios requer, também, a desconstrução de uma forma de pensar que cria um suposto sujeito fora do diagrama de forças em que o processo do estágio faz parte
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia: Ciência e Profissão
- ISSN: 1982-3703
- Volume/Número/Paginação/Ano: v.34, n.3, p.761-773, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
MACHADO, Adriana Marcondes. Exercer a postura crítica: desafios no estágio em psicologia escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, n. 3, p. 761-773, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703001112013. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Machado, A. M. (2014). Exercer a postura crítica: desafios no estágio em psicologia escolar. Psicologia: Ciência e Profissão, 34( 3), 761-773. doi:10.1590/1982-3703001112013 -
NLM
Machado AM. Exercer a postura crítica: desafios no estágio em psicologia escolar [Internet]. Psicologia: Ciência e Profissão. 2014 ;34( 3): 761-773.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-3703001112013 -
Vancouver
Machado AM. Exercer a postura crítica: desafios no estágio em psicologia escolar [Internet]. Psicologia: Ciência e Profissão. 2014 ;34( 3): 761-773.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-3703001112013 - Fale: como podemos te ajudar?
- Avaliação psicológica na educação: mudanças necessárias
- Relato de uma intervenção na escola pública
- Entrevista com dois usuários da escola pública fundamental: uma aluno e sua mãe
- A privatização da responsabilidade pública
- Políticas hegemônicas e processos micropolíticos: movimentos inventivos no campo da saúde, da formação e da reabilitação
- Analisar uma cena é construí-la
- Uma psicologia na escola: construíndo outros possíveis
- Oportunidade de luta
- Perdas e apostas na luta contra o silenciamento presente no processo medicalização
Informações sobre o DOI: 10.1590/1982-3703001112013 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas