Exportar registro bibliográfico

Demanda potencial para um sistema de compartilhamento de bicicletas pedelecs: o caso de um campus universitário (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: CADURIN, LEONARDO DAL PICOLO - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Assuntos: BICICLETAS; MOBILIDADE URBANA; REDES NEURAIS
  • Palavras-chave do autor: MODOS NÃO MOTORIZADOS; PEDELEC; SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS; CAMPUS UNIVERSITÁRIO; DEMANDA POTENCIAL; MODELOS DE ESCOLHA DISCRETA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a demanda potencial para um sistema de compartilhamento de bicicletas pedelecs no campus da USP de São Carlos, com foco nos deslocamentos de estudantes entre as duas áreas do campus. Para tanto, foi elaborado um conjunto de procedimentos, que constituem duas etapas: caracterização do público-alvo e análise da demanda potencial pelas bicicletas pedelecs compartilhadas. Na primeira etapa foi aplicado um questionário, elaborado com a técnica de preferência declarada, para verificar as preferências dos usuários em relação às pedelecs compartilhadas e ao ônibus operado pela USP. Os resultados desta consulta, que envolveu variáveis de condições meteorológicas, situação de ciclovias/ciclofaixas entre as áreas do campus e lotação do ponto de ônibus USP, foram posteriormente utilizados para calibrar um modelo logit e treinar uma Rede Neural Artificial (RNA). Na segunda etapa foi elaborada uma planilha eletrônica com os dados obtidos na coleta, a fim de analisar as probabilidades de escolha da pedelec (ao invés do ônibus USP). Nesta planilha também foram utilizados dados do histórico meteorológico de São Carlos no período entre 2011 e 2015. Alguns dos resultados obtidos são destacados na sequência. A probabilidade de escolha das pedelecs é, em média, três vezes maior quando existem ciclovias/ciclofaixas (em relação à ausência da referida infraestrutura cicloviária). A ocupação do ponto de ônibus USP também é impactante, pois as probabilidades de uso da bicicleta pedelec praticamente dobram quando o ponto está cheio. No caso da meteorologia, foi constatado que as maiores probabilidades ocorrem no Outono e no Inverno, ou seja, nas épocas em que se concentram os dias mais secos e com menores temperaturas. Para o período letivo de 2011 a 2015, considerando a situação atual (isto é, sem ciclovias/ciclofaixas entre as áreas),os valores de probabilidade de uso da pedelec correspondem a 9% com o ponto vazio e 19% com o ponto cheio. Se houvesse ciclovias/ciclofaixas, a probabilidade seria de até 54%. Desse modo, a estratégia de análise desenvolvida conceitualmente, bem como implantada em planilha eletrônica, se constitui em importante ferramenta de auxílio para a condução da política de transportes que a Prefeitura do campus irá adotar para os anos futuros. Além disso, evidencia uma possível demanda potencial para um sistema com pedelecs compartilhadas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.05.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CADURIN, Leonardo Dal Picolo. Demanda potencial para um sistema de compartilhamento de bicicletas pedelecs: o caso de um campus universitário. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-07072016-200409/. Acesso em: 14 maio 2024.
    • APA

      Cadurin, L. D. P. (2016). Demanda potencial para um sistema de compartilhamento de bicicletas pedelecs: o caso de um campus universitário (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-07072016-200409/
    • NLM

      Cadurin LDP. Demanda potencial para um sistema de compartilhamento de bicicletas pedelecs: o caso de um campus universitário [Internet]. 2016 ;[citado 2024 maio 14 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-07072016-200409/
    • Vancouver

      Cadurin LDP. Demanda potencial para um sistema de compartilhamento de bicicletas pedelecs: o caso de um campus universitário [Internet]. 2016 ;[citado 2024 maio 14 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-07072016-200409/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024