Concepções dos estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em Ensino: um estudo de caso na Universidade de São Paulo (2014)
- Autores:
- Autores USP: PRESTES, MARIA ELICE DE BRZEZINSKI - IB ; SANO, PAULO TAKEO - IB ; URSI, SUZANA - IB
- Unidade: IB
- Assuntos: BIOCIÊNCIAS; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
- Palavras-chave do autor: Ensino por Investigação; Professor-pesquisador
- Idioma: Português
- Resumo: A formação inicial de professores tem sido muito discutida, sendo a prática reflexiva um ponto bastante enfatizado. Sob essa óptica, este trabalho tem como objetivo investigar as ideias dos estudantes de graduação de ciências biológicas sobre a prática docente e, através do ensino por investigação, perceber se e como a prática docente pode estar atrelada a pesquisa em ensino. Para atender a esse objetivo, os estudantes responderam a um questionário aberto ao início e ao final da disciplina. Os dados revelaram que houve uma pequena mudança de opinião sobre o que seria uma boa aula e sobre a avaliação da eficácia de uma estratégia de ensino. A grande diferença encontrada no questionário pós-disciplina foi relacionada com a pesquisa em ensino, que passou a ser conhecida pelos seus métodos e objetivos, despertando algumas ideias nos estudantes, como a possibilidade do professor ser pesquisador de sua prática. Realizar uma pesquisa durante a disciplina propiciou um reconhecimento do estudante quanto ao papel da investigação no ensino e permitiu que esse conhecesse a atuação e prática de um professor. Além disso, pode-se concluir que a disciplina trouxe uma reflexão sobre a prática do estudante uma visão mais crítica sobre tal tema.
- Imprenta:
- Local: Porto Alegre
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Título do periódico: Investigações em Ensino de Ciências
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 3, p. 517-530, 2014
-
ABNT
SILVA, João Rodrigo Santos da et al. Concepções dos estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em Ensino: um estudo de caso na Universidade de São Paulo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 3, p. 517-530, 2014Tradução . . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Silva, J. R. S. da, Saito, L. C., Towata, N., Prestes, M. E. B., Sano, P. T., & Ursi, S. (2014). Concepções dos estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em Ensino: um estudo de caso na Universidade de São Paulo. Investigações em Ensino de Ciências, 19( 3), 517-530. -
NLM
Silva JRS da, Saito LC, Towata N, Prestes MEB, Sano PT, Ursi S. Concepções dos estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em Ensino: um estudo de caso na Universidade de São Paulo. Investigações em Ensino de Ciências. 2014 ; 19( 3): 517-530.[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Silva JRS da, Saito LC, Towata N, Prestes MEB, Sano PT, Ursi S. Concepções dos estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em Ensino: um estudo de caso na Universidade de São Paulo. Investigações em Ensino de Ciências. 2014 ; 19( 3): 517-530.[citado 2024 mar. 28 ] - Ensino por pesquisa: análise de uma proposta para estudantes do Curso de Ciências Biológicas
- A pesquisa-ação na prática docente na disciplina Introdução ao Ensino de Biologia do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
- Relato de experiência de ensino com pesquisa em disciplina de introdução ao ensino de biologia no Instituto de Biociências da USP
- Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica
- Crescimento "in vitro" de Gracilaria sp. (Gracilariales, Rhodophyta): análise da diversidade intraespecífica
- Professores de Biologia no papel de estudantes: uma visão de seus tutores em um curso de formação continuada na modalidade a distância
- O programa Redefor e o perfil de seus cursistas: aproximações da realidade brasileira?
- Botânica na escola: uma proposta para o ensino de histologia vegetal
- Uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino contextualizado de “fotossíntese”: uma proposta para o Ensino Médio
- Biodiversidade e Projeto Biota: tópicos avançados em biologia - Aula 02
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas