Teste Cloze na avaliação da compreensão leitora no transtorno específico de aprendizagem (2015)
- Authors:
- USP affiliated authors: HAGE, SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS - FOB ; CARRILHO, ANA PAOLA NICOLIELO - FO
- Unidades: FOB; FO
- Subjects: COMPREENSÃO DA LEITURA; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; FONOAUDIOLOGIA
- Language: Português
- Abstract: Introdução: o Teste Cloze é um dos instrumentos utilizados para avaliação da compreensão leitora. Essa técnica tem se mostrado bastante eficaz, tanto do ponto de vista prático, tendo em vista a facilidade de elaboração, aplicação e correção, bem como do ponto de vista empírico, em função dos altos índices de correlação positiva de seus resultados com o desempenho acadêmico. Objetivo: verificar o desempenho de sujeitos diagnosticados com Transtorno Específico de Aprendizagem (TEA) no teste cloze. Metodologia: participaram do estudo 16 crianças de ambos os sexos com diagnóstico de TEA, regularmente matriculadas no ensino regular, com idades entre 8 a 12 anos. Todas as crianças foram submetidas a realização do Teste Cloze. Para elaboração deste procedimento foi selecionado texto, do qual omitiu-se sempre o quinto vocábulo a partir da primeira oração. Cada criança foi solicitada a preencher as lacunas com o vocábulo que julgasse correto. Atribui-se 1 ponto para cada resposta correta. O desempenho da criança foi categorizado conforme sugere a literatura Resultados: nenhuma criança teve seu desempenho classificado como excelente ou bom leitor. A maioria (59%) teve seu desempenho classificado como péssimo leitor, seguido da categoria mau leitor (25%), e depois das categorias dificuldade (8%) e Instrucional (8%) Conclusão: as crianças com TEA tiveram baixo desempenho no Teste Cloze. A literatura aponta a viabilidade da utilização deste procedimento, reafirmando a sua boa qualidade como instrumento para a verificação da compreensão da leitura.
- Imprenta:
- Publisher: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2015
- ISBN: 978-85-89902-04-5
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos e NICOLIELO-CARRILHO, Ana Paola. Teste Cloze na avaliação da compreensão leitora no transtorno específico de aprendizagem. 2015, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2015. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Hage, S. R. de V., & Nicolielo-Carrilho, A. P. (2015). Teste Cloze na avaliação da compreensão leitora no transtorno específico de aprendizagem. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Hage SR de V, Nicolielo-Carrilho AP. Teste Cloze na avaliação da compreensão leitora no transtorno específico de aprendizagem. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Hage SR de V, Nicolielo-Carrilho AP. Teste Cloze na avaliação da compreensão leitora no transtorno específico de aprendizagem. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Relações entre processamento fonológico e linguagem escrita nos sujeitos com distúrbio específico de linguagem
- Compreensão leitora e estratégias metacognitivas de leitura em escolares com transtorno específico de aprendizagem
- Estratégias metacognitivas de leitura de crianças com distúrbio de aprendizagem
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- Relações entre consciência sintática e produção de texto em escolares com e sem transtorno de linguagem
- Desempenho de crianças com transtorno específico de aprendizagem no Teste Cloze
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