Internacionalização por meio de franquias: proposições de pesquisa a partir de estudo de casos múltiplos de varejistas brasileiros de moda (2015)
- Autores:
- Autor USP: BORINI, FELIPE MENDES - FEA
- Unidade: FEA
- Assuntos: VAREJO; FRANQUIA; INDÚSTRIA TÊXTIL
- Idioma: Português
- Resumo: Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o número de franquias brasileiras cresceu 300% nos últimos dez anos, entretanto, somente 3% das franquias brasileiras operam em mercados estrangeiros, apontando para uma forte oportunidade de internacionalização. Objetivando uma melhor compreensão das possíveis características distintivas da internacionalização do varejo brasileiro, este artigo explora os determinantes da escolha do franchising como modo de entrada das empresas brasileiras no setor de vestuário de moda . O estudo de casos múltiplos foi a abordagem utilizada. O estudo resultou em onze proposições de pesquisa. Os resultados mostram que apoio das organizações governamentais ou comerciais, distância geográfica, risco político e econômico podem não ser determinantes para a internacionalização. Todavia, proximidade cultural e relacionamento com parceiros locais podem ser determinantes. Ainda, marcas dirigidas a segmentos muito específicos e cuja proposta de valor seja intimamente ligada a fatores intangíveis podem enfrentar problemas na replicação de franquias em ambientes internacionulturalmente distantes.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Contextus : Revista Contemporânea de Economia e Gestão
- ISSN: 2178-9258
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 13, n. 3, set./dez. 2015
-
ABNT
ALMEIDA, Victor Manoel Cunha de et al. Internacionalização por meio de franquias: proposições de pesquisa a partir de estudo de casos múltiplos de varejistas brasileiros de moda. Contextus : Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 13, n. 3, 2015Tradução . . Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/608. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Almeida, V. M. C. de, Borini, F. M., Silveira, T. C., & Avrichir, I. (2015). Internacionalização por meio de franquias: proposições de pesquisa a partir de estudo de casos múltiplos de varejistas brasileiros de moda. Contextus : Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 13( 3). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/608 -
NLM
Almeida VMC de, Borini FM, Silveira TC, Avrichir I. Internacionalização por meio de franquias: proposições de pesquisa a partir de estudo de casos múltiplos de varejistas brasileiros de moda [Internet]. Contextus : Revista Contemporânea de Economia e Gestão. 2015 ; 13( 3):[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/608 -
Vancouver
Almeida VMC de, Borini FM, Silveira TC, Avrichir I. Internacionalização por meio de franquias: proposições de pesquisa a partir de estudo de casos múltiplos de varejistas brasileiros de moda [Internet]. Contextus : Revista Contemporânea de Economia e Gestão. 2015 ; 13( 3):[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/608 - Internationalization of brazilian franchise chains: a comparative Study
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