Saberes dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem (2016)
- Autores:
- Autor USP: GRANVILE, NILTON CESAR - EERP
- Unidade: EERP
- Sigla do Departamento: ERG
- Assuntos: EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO EM SAÚDE
- Palavras-chave do autor: Docência; Educação profissionalizante; Enfermagem; Nursing; Teaching; Technical education
- Idioma: Português
- Resumo: A docência na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem é uma das dimensões importantes a ser considerada na qualificação da formação de trabalhadores técnicos, no Brasil. Apesar disso, ela é marcada por fragilidade nos processos formativos, adversas condições de trabalho, incluindo, a precariedade. O objetivo deste estudo é descrever e analisar os saberes dos professores de uma escola privada de educação profissional em enfermagem, no município de Ribeirão Preto, considerando suas vivências na prática pedagógica, a partir de referencial de Tardif (2012). Estudo descritivo-exploratório, qualitativo. A técnica de coleta de dados utilizada foi entrevista semiestruturada com 13 professores, realizadas de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. As entrevistas foram analisadas, sendo delineadas categorias de decodificação, a saber: Saberes pessoais dos professores; Saberes provenientes da formação escolar anterior; Saberes provenientes da formação profissional para o magistério, subdivididos em Saberes provenientes da formação profissional para o magistério construídos em cursos de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e Saberes profissionais para o magistério, construídos nos cursos de especialização latu sensu e programas de capacitação docente; Saberes provenientes dos programas e livros didáticos usados no trabalho dos professores; Saberes provenientes de sua própria experiência na profissão envolvendo atuação nos serviços de saúde e nadocência. Esses saberes, no exercício cotidiano do trabalho docente, são articulados e reconstruídos. Eles mostram significativamente as suas relações com a diversidade nas possibilidades de formação, dada a fragilidades das políticas de formação docente, bem como suas relações com as condições concretas de trabalho na educação profissional, sendo ainda significativa a concomitância da docência nessa modalidade de ensino com a prática profissional em serviços de saúde, o que também traz implicações para a conformação dos saberes da docência
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2016
- Data da defesa: 12.02.2016
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ABNT
GRANVILE, Nilton Cesar. Saberes dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-06052016-182737/. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Granvile, N. C. (2016). Saberes dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-06052016-182737/ -
NLM
Granvile NC. Saberes dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-06052016-182737/ -
Vancouver
Granvile NC. Saberes dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-06052016-182737/
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