Exportar registro bibliográfico

Aprendizagem de substantivos e adjetivos por meio de leitura compartilhada para crianças com denvolvimento típico e com Síndrome de Down (2016)

  • Autores:
  • Autor USP: BONAGAMBA, CAMILA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: SÍNDROME DE DOWN; APRENDIZAGEM
  • Palavras-chave do autor: Aprendizagem de palavras; Aprendizagem incidental; Down syndrome; Incidental teaching; Leitura compartilhada de livros; Rresponder por exclusão; Responding by exclusion; Shared book reading; Word learning
  • Idioma: Português
  • Resumo: A leitura compartilhada de livros para crianças é uma atividade que tem sido estudada como forma de ensino incidental de vocabulário, que envolve, dentre outros processos, o responder por exclusão. O objetivo do presente trabalho foi investigar a ocorrência de aprendizagem de relações entre estímulos visuais (figuras) com seus respectivos estímulos auditivos (palavras) a partir de diferentes condições de leitura compartilhada de livros para criançass com Síndrome de Down (SD) e com desenvolvimento tópico (DT). Para a pesquisa foram desenvolvidos dois estudos. No Estudo 1, participaram seis crianças com SD com seis a sete anos, e seis crianças com DT com três a quatro anos (amostras pareadas em função do nível de vocabulário). Foi utilizado um livro de história produzido pela pesquisadora, no qual havia dois substantivos e dois adjetivos desconhecidos (estímulos visuais S1, S2, A1, A2), apresentados uma única vez na história. Esse livro foi lido para cada crianças duas vezes em sequência por sessão e em cada sessõ foi realizada uma condição de leitura diferente. Foram apresentadas três condições de leitura e cada criança passou por todas, mas em diferentes ordens (contrabalanceamento). Na Condição 1, o livro foi lido para a criança sem intervenções. Na Condição 2, o livro foi lido para a criança e ela tinha que repetir o nome dos estímulos desconhecidos. Na Condição 3, o livro foi lido e foram realizadas perguntas relacionadas aos estímulos-alvo. Ao final de cada sessão foramrealizadas sondas de aprendizagem (sondas de emparelhamento ao modelo e nomeação), e após uma semana da última sessão foi aplicada uma sonda de manutenção e uma de generalização. As crianças com DT apresentaram maior número de acertos que as com SD, e os acertos foram mais relacionados ao estímulo S1. As crianças não aprenderam a relação nome-cor. A aná¡lise dos resultados sugeriu que o número de estímulos-alvo era excessivo e com apresentações insuficientes no livro. No Estudo 2 participaram seis crianças com DT de 3 a 4 anos e seis crianças com SD, de 5 a 8 anos. O procedimento utilizado no Estudo 2 foi semelhante ao primeiro com as seguintes alterações no livro: utilização de apenas duas relações-alvo (um substantivo-alvo e um adjetivo-alvo - S2 e A3), cada uma sendo apresentada três vezes ao longo da história, em figuras que possibilitavam o responder por exclusção. Também foi acrescentada uma tentativa de exclusção nas sondas de aprendizagem. Nesse estudo, todas as crianças com DT conseguiram selecionar e nomear estímulo S2 e duas mostraram indícios de aprendizagem do estímulo A3. As crianças com SD apresentaram um menor número de acertos nas sondas de emparelhamento, mas apresentaram algumas nomeações corretas, o que não foi observado no Estudo 1. Os dados sugerem que as mudanças realizadas no livro melhoram o desempenho das crianças com DT, mas não das crianças com SD. Não foram encontradas diferenças entre as condições de leituras nos dois estudos. No entanto, sãonecessários estudos adicionais para avaliar essas diferentes condições e as variáveis envolvidas na aprendizagem de palavras a partir da leitura compartilhada de livro
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.02.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BONAGAMBA, Camila. Aprendizagem de substantivos e adjetivos por meio de leitura compartilhada para crianças com denvolvimento típico e com Síndrome de Down. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-06042016-144221/. Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Bonagamba, C. (2016). Aprendizagem de substantivos e adjetivos por meio de leitura compartilhada para crianças com denvolvimento típico e com Síndrome de Down (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-06042016-144221/
    • NLM

      Bonagamba C. Aprendizagem de substantivos e adjetivos por meio de leitura compartilhada para crianças com denvolvimento típico e com Síndrome de Down [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-06042016-144221/
    • Vancouver

      Bonagamba C. Aprendizagem de substantivos e adjetivos por meio de leitura compartilhada para crianças com denvolvimento típico e com Síndrome de Down [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-06042016-144221/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024