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Memórias de educadoras sobre a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: DUTRA, ANDRé DE FREITAS - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: MEMÓRIA; HISTÓRIA ORAL; GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
  • Palavras-chave do autor: Gestão democrática da educação; História oral; Management democratic education; Memória docente; Oral history; Paulo Freire; Paulo Freire; Teaching memory
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Foi utilizada a metodologia da história oral, entrevistamos professoras da rede municipal de ensino de São Paulo que atuaram durante o período em que Paulo Freire foi secretário de educação desse município. Paulo Freire foi principal teórico brasileiro no campo da educação e também desempenhou o papel de gestor público. Ficou a frente de programas de alfabetização de adultos de governos do nordeste do Brasil e participou da equipe do MEC que pretendia promover o Programa de Alfabetização de Adultos durante o governo João Goulart. Em 1989, participou do governo de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo. Ocupou o cargo de Secretario Municipal de Educação até maio de 1991. Algumas das marcas de sua gestão foram a luta pela construção de uma escola popular e democrática, a conquista de direitos para os professores como a criação do Estatuto do Magistério Municipal, o restabelecimento dos Conselhos de Escola, a organização dos Ciclos nas escolas de ensino fundamental. Durante a pesquisa, foram entrevistadas dez professoras, utilizando-se a metodologia da História Oral. As professoras apresentaram relatos autobiográficos destacando o período em que Freire foi secretário de educação em São Paulo. Assim, registramos visões amplas sobre os eventos ligados à reconstrução democrática que marcaram a sociedade brasileira naquele período. No quetange ao campo educacional, a pesquisa apresenta algumas reflexões acerca da imagem de Paulo Freire e aspectos sobre a memória docente relacionados às condições de trabalho e às relações no interior das escolas. As entrevistadas abordaram temas como participação da comunidade na escola, a relação dos professores e o governo, o funcionamento dos conselhos de escola, entre outros. A pesquisa ainda reflete sobre os impactos de políticas públicas sobre a população a partir da ótica das professoras
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.02.2016
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      DUTRA, André de Freitas. Memórias de educadoras sobre a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042016-103136/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Dutra, A. de F. (2015). Memórias de educadoras sobre a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042016-103136/
    • NLM

      Dutra A de F. Memórias de educadoras sobre a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042016-103136/
    • Vancouver

      Dutra A de F. Memórias de educadoras sobre a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20042016-103136/

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