Prevenção e promoção da saúde: um desafio na formação de psicólogo (2013)
- Authors:
- USP affiliated authors: SILVARES, EDWIGES FERREIRA DE MATTOS - IP ; BERTOLLA, MÁRCIA HELENA DA SILVA MELO - IP
- Unidade: IP
- Subjects: PSICOLOGIA; PROMOÇÃO DA SAÚDE
- Language: Português
- Abstract: A graduação em psicologia busca a formação generalista do futuro profissional, porém, enquanto área de saúde emergente, os cursos de psicologia no Brasil tendem a reproduzir o modelo tradicional curativo, ou seja, pouca ênfase à vocação para prevenção e promoção de saúde permeia a formação do psicólogo. Essa contingência tem deixado lacunas na formação do profissional, visto que poucas ações comunitárias e de reflexão sobre a prevenção e a promoção de saúde são contempladas nos currículos e estágios de formação em psicologia; ações estas que se encontram entre as demandas mais atuais requeridas aos profissionais. Frente a estas necessidades emergentes, este artigo busca descrever propostas de atuação preventiva e de promoção de saúde passíveis de serem desenvolvidas na graduação em psicologia, visando o amplo desenvolvimento pelo aluno de recursos para uma atuação que vá além da perspectiva curativa/ clínica e que contribua para formação generalista do psicólogo. O trabalho é permeado, inicialmente, pelas contribuições à ciência preventiva no âmbito internacional. Em seguida, o texto aborda a realidade brasileira em relação a tais vertentes. Neste ponto são identificados estudos nacionais desenvolvidos nos serviçosescola de psicologia que rompem com as intervenções tradicionais. Enfatiza-se a incipiência de intervenções preventivas e promoção de saúde na formação em psicologia tendo em vista as poucas instituições de ensino que incluem em seus currículos disciplinas ou atividades de estágio com tais enfoques. A qualificação de profissionais para atuar preventivamente e na vertente de promoção da saúde é fundamental para auxiliar a sociedade a mudar a perspectiva de atuação
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Psicologia da Criança e do Adolescente. Journal of Child and Adolescent Psychology
- ISSN: 2182-8008
- Volume/Número/Paginação/Ano: v.4, n.2, p. 205-222, 2013
-
ABNT
LÖHR, Suzane Schmidlin et al. Prevenção e promoção da saúde: um desafio na formação de psicólogo. Revista Psicologia da Criança e do Adolescente. Journal of Child and Adolescent Psychology, v. 4, n. 2, p. 205-222, 2013Tradução . . Disponível em: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/433/411. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Löhr, S. S., Melo, M. H. da S., Salvo, C. G. de, & Silvares, E. F. de M. (2013). Prevenção e promoção da saúde: um desafio na formação de psicólogo. Revista Psicologia da Criança e do Adolescente. Journal of Child and Adolescent Psychology, 4( 2), 205-222. Recuperado de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/433/411 -
NLM
Löhr SS, Melo MH da S, Salvo CG de, Silvares EF de M. Prevenção e promoção da saúde: um desafio na formação de psicólogo [Internet]. Revista Psicologia da Criança e do Adolescente. Journal of Child and Adolescent Psychology. 2013 ;4( 2): 205-222.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/433/411 -
Vancouver
Löhr SS, Melo MH da S, Salvo CG de, Silvares EF de M. Prevenção e promoção da saúde: um desafio na formação de psicólogo [Internet]. Revista Psicologia da Criança e do Adolescente. Journal of Child and Adolescent Psychology. 2013 ;4( 2): 205-222.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/433/411 - Supervisão e formação em psicologia
- Rejeição infantil: o papel dos colegas de escola e professores
- A formação profissional de psicologia no Brasil: histórico, pesquisas e perspectivas dos serviços-escola
- Orientação preventiva de um grupo de mães de crianças com dificuldades de interação
- Psicologia escolar e educação inclusiva: contribuições ao desenvolvimento profissional docente
- Prevenção universal de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão sistemática
- Conviver e aprender: novas formas de relacionamento na escola, menos violência e um clima mais favorável à aprendizagem
- Formação clínica do analista do comportamento
- Educação inclusiva no portal do professor do MEC: articulações a partir da psicologia escolar
- Estudos de prevenção voltados aos estudantes com deficiência: uma revisão integrativa
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas