Análise da Conversação e oralidade em textos escritos (2015)
- Autor:
- Autor USP: SILVA, LUIZ ANTONIO DA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- DOI: 10.11606/issn.2176-9419.v17i1p131-155
- Subjects: LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO); CONVERSAÇÃO; ORALIDADE
- Language: Português
- Abstract: Marcuschi (1977) ressalta que a oralidade é um importante tópico a ser desenvolvido na sala de aula, mas, infelizmente, tem sido deixado de lado, pois professores e responsáveis pelo ensino não consideram a importân-cia da oralidade no ensino de língua materna. A razão principal é o foco que é dado ao ensino de língua nas escolas brasileiras: a escola existe para ensinar a escrever e escrever bem. Apesar dos avanços dos estudos linguísticos sobre fala e escrita; apesar das contribuições da Sociolinguística e da Análise da Conversação; apesar dos preconceitos vencidos, especialmente sobre a dis-tinção rigorosa entre as duas modalidades, há, ainda, um percurso a vencer. Dessa forma, é produtivo trazer à tona a discussão sobre fala e escrita. De-corridos vários anos da constatação de Marcuschi (1977), autores de livros didáticos, professores, pesquisadores e responsáveis pelo ensino de língua portuguesa têm outra postura teórica, mas, na prática, ainda, há muito que avançar, pois a escrita continua a ser o foco do ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras. Tudo indica que boa parte dos professores conhece a teoria, mas eles têm dificuldades na prática do cotidiano escolar. Este traba-lho tem por objetivo analisar marcas de oralidade ou efeitos de oralidade em textos literários escritos, mais precisamente em diálogos produzidos. A partir dessas análises, busca-se dar subsídios ao professor de língua portuguesa, a fim de que ele possa trabalhar de forma coerente e produtiva. Para ilustrar nossas observações, escolhemos fragmentos de crônicas do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo, publicadas em três obras: Comédias para se ler na escola, Sexo na cabeça e Amor Veríssimo.
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- Título do periódico: Filologia e Linguística Portuguesa
- ISSN: 1517-4530
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, n. 1, p. 131-155, jan./jun. 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
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ABNT
SILVA, Luiz Antonio da. Análise da Conversação e oralidade em textos escritos. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 17, n. ja/ju 2015, p. 131-155, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p131-155. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Silva, L. A. da. (2015). Análise da Conversação e oralidade em textos escritos. Filologia e Linguística Portuguesa, 17( ja/ju 2015), 131-155. doi:10.11606/issn.2176-9419.v17i1p131-155 -
NLM
Silva LA da. Análise da Conversação e oralidade em textos escritos [Internet]. Filologia e Linguística Portuguesa. 2015 ; 17( ja/ju 2015): 131-155.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p131-155 -
Vancouver
Silva LA da. Análise da Conversação e oralidade em textos escritos [Internet]. Filologia e Linguística Portuguesa. 2015 ; 17( ja/ju 2015): 131-155.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p131-155 - Processos de monitoramento na conversação: projeto nurc/sp
- Repeticao como monitoramento do ouvinte
- Resenha sem título próprio
- Perguntas e respostas: oralidade e interação
- Formas de participação no discurso acadêmico
- A atenuação e os atenuadores: estratégias a táticas
- Descortesia e (des)construção da imagem pública
- Polidez na interação professor/aluno
- Funcao do ouvinte na conversacao didatica
- Interação no discurso acadêmico: a dinâmica pergunta/reposta
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2176-9419.v17i1p131-155 (Fonte: oaDOI API)
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