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Cortesia verbal e ensino de língua: reflexões sobre competência comunicativa, jogo interpessoal e normatividade (2015)

  • Authors:
  • USP affiliated authors: FAVERO, LEONOR LOPES - FFLCH ; ANDRADE, MARIA LÚCIA DA CUNHA VICTÓRIO DE OLIVEIRA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • DOI: 10.11606/issn.2176-9419.v17i1p101-129
  • Subjects: ORALIDADE; CORTESIA VERBAL; LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO); ESCRITA (LINGUÍSTICA)
  • Language: Português
  • Abstract: A partir de uma perspectiva pragmática, este artigo busca refletir sobre a necessidade de se trabalhar a cortesia verbal no ensino de língua portuguesa, em suas modalidades oral e escrita, observando como se ins-taura o jogo interpessoal em contextos sociais diversos. Torna-se evidente a necessidade de discussão dos fatores sociais implicados na expressão da cortesia, bem como da capacidade de expressar e interpretar as funções co-municativas e o conhecimento das normas. O trabalho examina a cortesia em interações orais e escritas (registro formal/semiformal), tendo como objeto de análise textos do século XX, a saber, entrevistas de televisão, entrevistas posteriormente impressas, bem como cartas pessoais (trocadas entre amigos ou familiares) e publicadas em coletâneas de estudos literá-rios. Também faz parte deste artigo uma breve reflexão sobre o tratamento da oralidade e da escrita no ensino de língua portuguesa, visando a sugerir aos professores de ensino fundamental e médio como trabalhar a cortesia verbal nas atividades cotidianas (conversas, entrevistas, cartas, bilhetes), contribuindo para que o aluno possa desempenhar seu papel social ade-quadamente por meio de variadas práticas discursivas.
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  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2176-9419.v17i1p101-129 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FÁVERO, Leonor Lopes e ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira. Cortesia verbal e ensino de língua: reflexões sobre competência comunicativa, jogo interpessoal e normatividade. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 17, n. ja/ju 2015, p. 101-129, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p101-129. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Fávero, L. L., & Andrade, M. L. da C. V. de O. (2015). Cortesia verbal e ensino de língua: reflexões sobre competência comunicativa, jogo interpessoal e normatividade. Filologia e Linguística Portuguesa, 17( ja/ju 2015), 101-129. doi:10.11606/issn.2176-9419.v17i1p101-129
    • NLM

      Fávero LL, Andrade ML da CV de O. Cortesia verbal e ensino de língua: reflexões sobre competência comunicativa, jogo interpessoal e normatividade [Internet]. Filologia e Linguística Portuguesa. 2015 ; 17( ja/ju 2015): 101-129.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p101-129
    • Vancouver

      Fávero LL, Andrade ML da CV de O. Cortesia verbal e ensino de língua: reflexões sobre competência comunicativa, jogo interpessoal e normatividade [Internet]. Filologia e Linguística Portuguesa. 2015 ; 17( ja/ju 2015): 101-129.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p101-129


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