Contribuindo para a avaliação do teste de programas concorrentes: uma abordagem usando benchmarks (2015)
- Authors:
- Autor USP: DOURADO, GEORGE GABRIEL MENDES - ICMC
- Unidade: ICMC
- Sigla do Departamento: SSC
- Subjects: BENCHMARKS; JAVA; PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE (TESTES;MONITORAMENTO;FERRAMENTAS)
- Keywords: Benchmark; Benchmark; Criteria; Critérios; Ferramentas; Java; Java; Model; Modelos; Teste de programas concorrentes; Testing of concurrent programs; Tools
- Language: Português
- Abstract: O teste de programas concorrentes é uma atividade que envolve diferentes perspectivas. Uma das mais conhecidas refere-se ao desenvolvimento de novos conhecimentos sobre critérios, modelos e ferramentas de teste que auxiliem o testador nessa atividade. Outra perspectiva, igualmente importante, porém, ainda incipiente, é a avaliação da atividade de teste de programas concorrentes com relação à sua eficiência e eficácia para revelar defeitos de difícil detecção. O projeto TestPar em desenvolvimento no ICMC/USP tem abordado essas duas perspectivas ao longo dos últimos anos, onde novas tecnologias de teste vêm sendo desenvolvidas e avaliadas sistematicamente. Este trabalho inseriu-se no contexto do projeto TestPar e teve por objetivo principal contribuir para melhorar a avaliação da atividade de teste de programas concorrentes, através do desenvolvimento de benchmarks específicos para este contexto. Essa avaliação representa um desafio para a área de teste, sendo essencial a existência de benchmarks simples o bastante para serem validados manualmente, se necessário, e complexos o bastante para exercitar aspectos não triviais de comunicação e sincronização, encontrados de fato nos programas concorrentes. Assim, neste trabalho de mestrado foram desenvolvidos benchmarks livres de defeitos conhecidos e algumas versões de benchmarks com defeitos intencionalmente inseridos, baseados em taxonomias de defeitos. Esses benchmarks seguiram uma série de características bem definidas,contando ainda com uma documentação padronizada e completa. Os benchmarks foram validados através da condução de estudos experimentais, do uso em diferentes projetos de pesquisa e também com a verificação da sua aplicabilidade para fins educacionais. Os resultados obtidos demonstram que os benchmarks atingiram os objetivos para os quais foram propostos, gerando uma demanda controlada e qualificada sobre modelo, critérios e a ferramenta de teste desenvolvidos no projeto TestPar. Os experimentos realizados permitiram destacar pontos positivos e limitações desses artefatos. Outra aplicação dos benchmarks foi como recurso educacional para o ensino em disciplinas como programação concorrente
- Imprenta:
- Publisher place: São Carlos
- Date published: 2015
- Data da defesa: 18.11.2015
-
ABNT
DOURADO, George Gabriel Mendes. Contribuindo para a avaliação do teste de programas concorrentes: uma abordagem usando benchmarks. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29032016-103011/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Dourado, G. G. M. (2015). Contribuindo para a avaliação do teste de programas concorrentes: uma abordagem usando benchmarks (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29032016-103011/ -
NLM
Dourado GGM. Contribuindo para a avaliação do teste de programas concorrentes: uma abordagem usando benchmarks [Internet]. 2015 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29032016-103011/ -
Vancouver
Dourado GGM. Contribuindo para a avaliação do teste de programas concorrentes: uma abordagem usando benchmarks [Internet]. 2015 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-29032016-103011/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas