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Corpo docente: fatores determinantes do desempenho discente no ENADE (2016)

  • Authors:
  • Autor USP: BRITO, TAINá FERNANDES DE - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Subjects: ENSINO SUPERIOR; ADMINISTRAÇÃO; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
  • Keywords: Educational assessment; Higher education; Management
  • Language: Português
  • Abstract: Os impactos do crescimento quantitativo da educação superior brasileira para a sua qualidade têm sido questionados, visto que a qualidade do ensino é importante preditora do crescimento econômico de um país e que o processo de expansão teria possibilitado o estabelecimento de instituições de ensino e cursos com baixa qualidade. Neste contexto, é fundamental conhecer a influência dos recursos disponibilizados à educação superior para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, na literatura acadêmica, há evidente escassez de estudos que exploram as relações entre o desempenho discente e o nível de escolaridade e o regime de trabalho docente. Esta pesquisa aborda o ensino de Administração, que apresentou significativa expansão nos últimos 15 anos, compatível com a tendência mundial de crescimento das escolas de negócio. O objetivo é determinar como as características do corpo docente de uma IES influenciam o desempenho dos concluintes de seus cursos de graduação em Administração no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Assim, para o desenvolvimento deste estudo, foi criado um banco de dados a partir dos Microdados ENADE 2012 e dos Microdados Censo da Educação Superior 2012, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Com base neste, foram desenvolvidos três modelos de regressão múltipla: um modelo geral, contemplando todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do banco de dados, ummodelo específico para as IES públicas e outro específico para as IES privadas; sendo que a variável dependente empregada nestes modelos foi gerada por meio de uma análise fatorial, que condensou as informações contidas em cinco variáveis que mensuravam objetivamente o desempenho dos concluintes dos cursos de Administração das 1.286 IES do banco de dados no ENADE 2012. Concluiu-se que o nível de escolaridade do corpo docente, a quantidade de docentes por curso e o volume de cursos ofertados pela IES têm impacto significativo para o desempenho discente. Quanto ao regime de dedicação do corpo docente, foram encontradas evidências da capacidade preditiva destas variáveis, especificamente para o desempenho dos concluintes de IES públicas. Espera-se que os resultados alcançados estimulem o desenvolvimento de novos estudos, a fim de consolidar esta linha de pesquisa e ampliar o conhecimento científico, gerando contribuições práticas que promovam a melhoria contínua da qualidade do ensino de Administração no Brasil
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.01.2016
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      BRITO, Tainá Fernandes de. Corpo docente: fatores determinantes do desempenho discente no ENADE. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21032016-115045/. Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Brito, T. F. de. (2016). Corpo docente: fatores determinantes do desempenho discente no ENADE (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21032016-115045/
    • NLM

      Brito TF de. Corpo docente: fatores determinantes do desempenho discente no ENADE [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21032016-115045/
    • Vancouver

      Brito TF de. Corpo docente: fatores determinantes do desempenho discente no ENADE [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21032016-115045/


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