Exportar registro bibliográfico

Escola e redes sociais: diálogos possíveis, saberes e inversões (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, ALEXANDRE RAMOS DOS - EACH
  • Unidade: EACH
  • Assuntos: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; REDES SOCIAIS; ENSINO; CULTURA ESCOLAR; NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO (APLICAÇÕES;EDUCAÇÃO)
  • Palavras-chave do autor: Escola; Facebook; Facebook; NTIC; NTIC; Paulo Freire; School; Social Networks
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as possibilidades das redes sociais da Internet, a partir dos usos e aplicações feitos por alunos e professores. Partindo da observação e análise das relações e interações, desenvolvidas nos grupos virtuais das redes sociais Facebook e WhatsApp, buscou-se verificar se as redes sociais na Internet possibilitaria uma inversão da hierarquia do saber e, se a presença de professores e alunos nesses grupos possibilitaria aquilo que o educador Paulo Freire denominou de educação dialógica. Ao longo da pesquisa foram observados grupos no Facebook, criados por alunos ou professores. A partir disso, foram observados os diálogos, a quantidade e os tipos de postagens, além da participação dos atores sociais envolvidos. Em seguida, comparou-se os grupos do Facebook, com os usos do aplicativo WhatsApp no qual alunos do ensino médio criaram grupos específicos para elaboração de uma atividade da disciplina de sociologia. A pesquisa concluiu que, não é possível afirmar uma inversão da hierarquia do saber, mas, sobretudo, relações de troca, onde, por meio das interações via grupos do Facebook, alunos e professores compartilhavam, em sua maioria, questões ligadas ao cotidiano vivenciadas no dia a dia. (continua)(continuação) Sobre as possibilidades de uma dialogia no sentido proposto por Paulo Freire, a pesquisa apontou que no caso da utilização do WhatsApp, para elaboração de um trabalho em grupo, algumas práticas se mostraram satisfatórias, apresentando caminhos possíveis, porém, a dialogia presente nas redes sociais da Internet, ainda depende do trabalho desenvolvido em sala de aula no espaço off-line
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 09.11.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTOS, Alexandre Ramos dos. Escola e redes sociais: diálogos possíveis, saberes e inversões. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-16122015-163159/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Santos, A. R. dos. (2015). Escola e redes sociais: diálogos possíveis, saberes e inversões (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-16122015-163159/
    • NLM

      Santos AR dos. Escola e redes sociais: diálogos possíveis, saberes e inversões [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-16122015-163159/
    • Vancouver

      Santos AR dos. Escola e redes sociais: diálogos possíveis, saberes e inversões [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-16122015-163159/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024