Relações étnico-raciais e formação docente: situações de discriminação racial na educação infantil (2015)
- Autores:
- Autores USP: PIOTTO, DÉBORA CRISTINA - FFCLRP ; CORREA, BIANCA CRISTINA - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- DOI: 10.14244/198271991092
- Assuntos: DISCRIMINAÇÃO RACIAL; EDUCAÇÃO INFANTIL; RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS
- Idioma: Português
- Resumo: A Lei nº 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira, representou grande avanço no sentido da construção de uma educação antirracista. Contudo, a educação infantil está ausente dessa regulamentação legal. Além disso, observa-se pequena presença da educação infantil nos trabalhos que abordam relações étnico- -raciais. Em contrapartida, situações de discriminação racial não são raras no cotidiano de creches e pré-escolas. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é discutir situações de discriminação e preconceito vividas no cotidiano da educação infantil envolvendo questões étnico-raciais, bem como refletir sobre suas implicações para a formação docente. Analisaremos algumas cenas presenciadas por estudantes de um Curso de Pedagogia em contexto de estágio curricular. A discussão girará em torno de duas questões. Uma delas é a dificuldade de os estudantes identificarem situações de discriminação racial como tais, naquilo que entendemos ser manifestação do “mito da democracia racial”. A segunda diz respeito à forte presença do chamado “preconceito de marca” nas situações relatadas, em que a tonalidade da pele e o tipo de cabelo de crianças pequenas são as características alvos de discriminação. Por fim, apontamos como a formação docente é fundamental para o enfrentamento de situações de discriminação racial e de preconceito étnico, bem como para a construção de uma educação antirracista
- Imprenta:
- Local: São Carlos
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Eletrônica de Educação
- ISSN: 1982-7199
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 2, p. 373-388, 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo NÃO é de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: closed
-
ABNT
AGUIAR, Márcio Mucedula e PIOTTO, Débora Cristina e CORREA, Bianca Cristina. Relações étnico-raciais e formação docente: situações de discriminação racial na educação infantil. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, p. 373-388, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.14244/198271991092. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Aguiar, M. M., Piotto, D. C., & Correa, B. C. (2015). Relações étnico-raciais e formação docente: situações de discriminação racial na educação infantil. Revista Eletrônica de Educação, 9( 2), 373-388. doi:10.14244/198271991092 -
NLM
Aguiar MM, Piotto DC, Correa BC. Relações étnico-raciais e formação docente: situações de discriminação racial na educação infantil [Internet]. Revista Eletrônica de Educação. 2015 ; 9( 2): 373-388.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.14244/198271991092 -
Vancouver
Aguiar MM, Piotto DC, Correa BC. Relações étnico-raciais e formação docente: situações de discriminação racial na educação infantil [Internet]. Revista Eletrônica de Educação. 2015 ; 9( 2): 373-388.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.14244/198271991092 - A Creche e Pré-escola Carochinha completa, em 2015, 30 anos de existência. Ao longo ... [Apresentação]
- O papel do educador na supervisão de estágios em um curso de pedagogia: relato de uma experiência
- É com grande satisfação que trazemos a público, em meio impresso... [Apresentação]
- Histórias da Carochinha: contribuições para o ensino, a pesquisa e a extensão de uma creche universitária
- Semana da Educação: a profissão docente em debate, 3
- Contribuição da "voz" da criança para a formação do professor: reflexões sobre uma experiência
- Camadas populares e universidades públicas: trajetórias e experiências escolares
- Caracterização socioeconômica de estudantes que ingressaram na USP por meio do programa Inclusp
- Escola pública mantém tendência dos últimos anos e aprova mais alunos na USP em Ribeirão Preto. [Depoimento à Rosemeire Soares Talamone]
- O ingresso de estudantes das camadas populares em uma universidade pública: desviando do ocaso quase por acaso
Informações sobre o DOI: 10.14244/198271991092 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas