Desempenho nas habilidades subjacentes a aprendizagem em um caso de Síndrome Velocardiofacial (2015)
- Autores:
- Autores USP: TABAQUIM, MARIA DE LOURDES MERIGHI - FOB ; CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; ANORMALIDADES CARDIOVASCULARES; ANORMALIDADES CRANIOFACIAIS
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: A Síndrome Velocardiofacial (SVCF) é uma condição genética envolvendo mais de 180 manifestações clínicas. A presença do distúrbio de aprendizagem é altamente reportada nessa síndrome, sendo considerada uma das manifestações mais desafiadoras. De acordo com a literatura, a condição genética da síndrome acarreta em disfunções neurocorticais prejudiciais ao processo de aprendizagem. Sendo assim, torna-se essencial a investigação sobre quais competências encontramse alteradas e quais preservadas. Objetivo: descrever as principais dificuldades e potencialidades em habilidades subjacentes a aprendizagem em um caso de SVCF. Métodos: Foram avaliadas, por meio de instrumentos fonoaudiológicos e neuropsicológicos padronizados, as habilidades: cognitivo-linguísticas, percepto-motoras e de funções executivas de um sujeito do gênero masculino, 13 anos de idade, com histórico de prematuridade e intercorrências gestacionais, diagnosticado com SVCF. Resultados: os testes demonstraram déficits no processamento fonológico, memória operacional, organização rítmica, linguagem receptiva e expressiva, semântica e pragmática, percepção gráfico-percepto-motora e nas funções executivas relacionadas à sustentação da atenção, planejamento, estratégia e flexibilidade cognitiva. Tais defasagens mostraram-se prejudiciais ao aproveitamento de atividades de compreensão leitora, de escrita e cálculo numérico.As funções neuropsicológicas de sensações cutâneas e sinestésicas, funções visuais superiores e destreza numérica encontraram-se preservadas. Conclusão: O estudo de caso identificou alterações nas habilidades neurocognitivas e neuropsicolinguísticas implicadas nas competências para a aprendizagem, representando fator contribuinte no processo diagnóstico e terapêutico de indivíduos com a SVCFO sujeito apresenta em seu histórico fatores considerados de risco para os transtornos de aprendizagem, recorrentes na SVCF, e que podem contribuir com os resultados observados
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Distúrbios da Comunicação
- ISSN: 2176-2724
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 27, n. 2, p. 237-247, jun. 2015
-
ABNT
FREIRE, Thaís et al. Desempenho nas habilidades subjacentes a aprendizagem em um caso de Síndrome Velocardiofacial. Distúrbios da Comunicação, v. 27, n. ju 2015, p. 237-247, 2015Tradução . . Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20049. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Freire, T., Gonçalves, T. dos S., Moretti, C. N., Tabaquim, M. de L. M., & Crenitte, P. A. P. (2015). Desempenho nas habilidades subjacentes a aprendizagem em um caso de Síndrome Velocardiofacial. Distúrbios da Comunicação, 27( ju 2015), 237-247. Recuperado de http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20049 -
NLM
Freire T, Gonçalves T dos S, Moretti CN, Tabaquim M de LM, Crenitte PAP. Desempenho nas habilidades subjacentes a aprendizagem em um caso de Síndrome Velocardiofacial [Internet]. Distúrbios da Comunicação. 2015 ; 27( ju 2015): 237-247.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20049 -
Vancouver
Freire T, Gonçalves T dos S, Moretti CN, Tabaquim M de LM, Crenitte PAP. Desempenho nas habilidades subjacentes a aprendizagem em um caso de Síndrome Velocardiofacial [Internet]. Distúrbios da Comunicação. 2015 ; 27( ju 2015): 237-247.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20049 - Level of knowledge of teachers about dyslexia as an important regarding teaching and learning strategies for the student with the specific disorder
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