Docentes não concursados na rede estadual de ensino de São Paulo: ordenamento jurídico, perfil e remuneração (2015)
- Autores:
- Autor USP: QUIBAO NETO, JOSÉ - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Sigla do Departamento: 596
- Assuntos: CONTRATO ADMINISTRATIVO; DESEMPENHO DO PROFESSOR; ENSINO PÚBLICO
- Idioma: Português
- Resumo: Nos últimos anos, o uso intensivo da contratação temporária de professores nas redes públicas de ensino chama a atenção de pesquisadores e sindicatos. A primeira característica marcante dessa forma de vínculo entre servidor e Estado é a não exigência de aprovação prévia em concurso público, principal forma de aferição da qualidade do candidato. Neste contexto, o presente estudo tem como intuito analisar as condições objetivas de trabalho dos professores não concursados da Rede Estadual de Ensino de São Paulo (REE/SP). Mais especificamente, buscou-se analisar o ordenamento jurídico pertinente à contratação de professores por vias diferentes do concurso público no Estado de São Paulo, além disso, procurou-se entender o perfil e a remuneração dos professores da rede, em busca de comparação entre os tipos de vínculo empregatícios existentes. O estudo foi desenvolvido na perspectiva da pesquisa quantitativa e os dados utilizados foram aqueles disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os bancos de dados sobre o quadro do magistério paulista da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), as Folhas de Pagamento de professores da REE/SP. O que se percebeu é que a presença de professores não concursados na REE/SP é muito antiga, e que, de acordo com o passar do tempo foi ganhando maior peso e complexidade, embora, é importante ressaltar, que o número destes professores vem diminuindo na REE/SP nos últimos anos. Ainda, foi possível observar que um número expressivo de professores não concursados adquiriram estabilidade, porém com remuneração e direitos diferentes dos efetivos; chamamos isso de subcategorização docente na REE/SP. Além disso, percebeu-se que a há diferenças no perfil entre os professores efetivos/estáveis e temporários no que concerne à faixa etária, cor/raça e local de trabalho, entretanto não há grandesdiferenças quanto à qualificação profissional. Ademais, percebeu-se que a disparidade salarial é enorme entre efetivos, estáveis e temporários com jornada semanal de 40 horas, isso vale tanto para a composição dos salários, como para os valores percebidos por estes docentes
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2015
- Data da defesa: 13.10.2015
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ABNT
QUIBAO NETO, José. Docentes não concursados na rede estadual de ensino de São Paulo: ordenamento jurídico, perfil e remuneração. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Quibao Neto, J. (2015). Docentes não concursados na rede estadual de ensino de São Paulo: ordenamento jurídico, perfil e remuneração (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. -
NLM
Quibao Neto J. Docentes não concursados na rede estadual de ensino de São Paulo: ordenamento jurídico, perfil e remuneração. 2015 ;[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Quibao Neto J. Docentes não concursados na rede estadual de ensino de São Paulo: ordenamento jurídico, perfil e remuneração. 2015 ;[citado 2024 set. 25 ]
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