Exportar registro bibliográfico

Substância e mistura de substâncias: estudo da evolução conceitual dos alunos (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: PANE, MARA CRISTINA - ENSINO CIÊNCIAS
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS
  • Subjects: QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO E APRENDIZAGEM; ENSINO MÉDIO
  • Keywords: SUBSTÂNCIA; MISTURA DE SUBSTÂNCIA; SEQUÊNCIA DIDÁTICA; DEMANDA DA APRENDIZAGEM
  • Language: Português
  • Abstract: O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções dos alunos de 9º ano e 1ª série do ensino médio sobre os conceitos de substância e mistura de substâncias, verificando se é possível, para os alunos do 9º ano, fazerem essas ideias evoluírem por meio de uma sequência de ensino estruturada. A elaboração desta sequência levou em consideração alguns aspectos da abordagem baseada na demanda de aprendizagem (LEACH e SCOTT, 2005). A demanda resultou da comparação entre os conceitos que se queria ensinar sobre substâncias e mistura de substâncias e aquilo que os alunos traziam do dia a dia, tal como a ideia de que todo material é uma substância, que a homogeneidade é característica da substância, e a ideia de que mistura de substâncias estão sempre ligadas ao ato de misturar. A partir daí, foi definida a sequência para abordar estes aspectos. Para atingir as finalidades apresentadas foram implementadas 8 aulas de 45 minutos em três turmas de 9º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do estado de São Paulo. Para avaliar os resultados foram elaborados e aplicados instrumentos antes, após e seis meses após a sequência ser aplicada. Por meio de uma análise de conteúdo emergiram as várias categorias, permitindo a organização dos dados. Para cada conceito foram criadas categorias de análise. Os resultados revelaram que a aplicação da sequência de ensino foi capaz de promover, em grande parte dos alunos, a aprendizagem dos conceitos de substâncias e mistura de substâncias, assim como possibilitou uma maior capacidade de reconhecer e diferenciar os materiais em relação aos conceitos estudados.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.06.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PANE, Mara Cristina. Substância e mistura de substâncias: estudo da evolução conceitual dos alunos. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-14012016-151429/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Pane, M. C. (2015). Substância e mistura de substâncias: estudo da evolução conceitual dos alunos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-14012016-151429/
    • NLM

      Pane MC. Substância e mistura de substâncias: estudo da evolução conceitual dos alunos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-14012016-151429/
    • Vancouver

      Pane MC. Substância e mistura de substâncias: estudo da evolução conceitual dos alunos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-14012016-151429/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024