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Para além do exótico: as ciências na África, da história ao ensino (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, SOLANGE MARIA DA - ENSINO CIÊNCIAS
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS
  • Assuntos: BIOLOGIA (ESTUDO E ENSINO); AÇÕES AFIRMATIVAS; CURRÍCULOS E PROGRAMAS; CIÊNCIA; HISTÓRIA; CURRÍCULOS E PROGRAMAS
  • Palavras-chave do autor: ENSINO DE CIÊNCIAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: A aprovação de legislação específica no campo educacional brasileiro referente à inclusão de História da África e Cultura Afro-Brasileira nos diferentes níveis e modalidades de ensino a partir do ano de 2003, colocou-se tanto como um grande desafio quanto como um leque de possibilidades para a pesquisa em diferentes áreas do conhecimento no Brasil. Nesse contexto, e para contribuir com a política de ações afirmativas, a presente pesquisa tem como foco a história das Ciências na África, de modo a investigar práticas de conhecimento da natureza de comunidades africanas, entre os séculos XV e XVII, na região atualmente conhecida como África Ocidental - em particular, as extensões territoriais localizadas ao sul do Deserto do Saara, anteriormente conhecidas como Estados Sudaneses. Inicialmente, investigaremos o processo que culminou na inclusão da história da África no currículo escolar, procurando demonstrar que, apesar de esta ser uma importante conquista do movimento negro, o tratamento dado ao tema nas escolas permanece com lacunas importantes, notadamente no que se refere ao reconhecimento das culturas africanas como produtoras de conhecimento científico. De maneira mais geral, pretendemos analisar também como o continente africano comparece de modo muito limitado no universo da própria historiografia das ciências, mesmo em suas versões críticas ao eurocentrismo tradicional da disciplina. Finalmente, utilizaremos um conjunto de fontes portuguesas, compreendendo o período entre os séculos XV e XVII, que apresentam registros de técnicas e práticas de conhecimento de comunidades africanas e podem permitir uma espécie de "reconstituição" dos seus saberes (mesmo se analisado através do olhar europeu dos autores). (CONTINUA)(CONTINUAÇÃO) A análise dessas fontes, com atenção voltada ao que podem contribuir para uma história das ciências na África, poderá ser ponto de partida para o desenvolvimento de projetos voltados ao ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira que envolvam não apenas professores de história, língua portuguesa ou artes, como é comum nas escolas, mas também professores de ciências.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.11.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SILVA, Solange Maria da. Para além do exótico: as ciências na África, da história ao ensino. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-14012016-152759/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Silva, S. M. da. (2015). Para além do exótico: as ciências na África, da história ao ensino (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-14012016-152759/
    • NLM

      Silva SM da. Para além do exótico: as ciências na África, da história ao ensino [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-14012016-152759/
    • Vancouver

      Silva SM da. Para além do exótico: as ciências na África, da história ao ensino [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-14012016-152759/

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