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Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, ANAZILDA CARVALHO DA - EERP
  • Unidade: EERP
  • Assuntos: INSTRUÇÃO PROGRAMADA; EDUCAÇÃO PERMANENTE; RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR
  • Palavras-chave do autor: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Cardiopulmonary Resuscitation; Continuing; Education; Enfermagem; Nursing; Virtual Learning Environment
  • Idioma: Português
  • Resumo: Um dado de relevante importância nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil, é a crescente incidência de mortes por doenças cardíacas, sendo a Parada Cardiorrespiratória (PCR) a situação mais temida pelos profissionais nos departamentos de emergência e em ambiente pré-hospitalar. O diagnóstico deve ser rápido e preciso, e as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) devem ser iniciadas precocemente a fim de aumentar as chances de sobrevivência dos pacientes. Para um atendimento de qualidade são necessários conhecimentos técnicos e científicos, e programas de educação em RCP devem ser implantados. Considerando que a sobrecarga dos serviços de atendimento dificulta o acesso dos profissionais a capacitações, surge a necessidade da utilização de estratégias de ensino atrativas, sendo o computador uma alternativa eficaz, por facilitar a difusão de conhecimentos. Este estudo tem como objetivos desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para educação em Suporte Básico de Vida na PCR e avaliar a qualidade do seu conteúdo junto a especialistas na área de Urgência e Emergência. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica. Para tanto, a metodologia utilizada foi baseada no Modelo de Design Instrucional - ADDIE (em inglês: analysis, design, development, implementation and evaluation), que estrutura o planejamento de ensino- aprendizagem em estágios distintos: análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação. O AVA para Capacitação em RCP foi composto por textos elaborados a partir de pesquisa bibliográfica, links de domínio público, um vídeo construído a partir de um cenário de simulação em laboratório e questões para avaliar a fixação do conteúdo. O desenvolvimento dos conteúdos foi realizado em módulos, constituídos das seguintes estruturas: identificação do módulo, objetivos, conteúdo, links e referências. Para o desenvolvimentodo AVA foi utilizada a linguagem HTML (Hyper Text Markup Language), que permite a interação com o conteúdo e pode ser acessada por meio de plataformas como celulares ou tablets. O AVA foi submetido à avaliação junto a oito juízes, com objetivo de avaliar se este corresponde à proposta educacional a que se destina, assim como se o acesso é eficaz e eficiente. Os especialistas avaliaram que os objetivos foram alcançados, sugerindo algumas modificações. As melhorias foram feitas e o AVA foi disponibilizado para acesso no endereço eletrônico: www2.eerp.usp.br/nepien/pcr. Com o desenvolvimento deste estudo, espera-se apresentar e disponibilizar para uso uma estratégia de ensino inovadora, que poderá aprimorar o aprendizado, colaborando com a qualidade da assistência prestada
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.10.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SILVA, Anazilda Carvalho da. Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória. 2015. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-02022016-104809/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Silva, A. C. da. (2015). Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-02022016-104809/
    • NLM

      Silva AC da. Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-02022016-104809/
    • Vancouver

      Silva AC da. Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22134/tde-02022016-104809/

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