Avaliação do manual de orientação nutricional para pessoas com diabetes mellitus tipo 2 (2015)
- Authors:
- Autor USP: FRANCO, ROSANA CRISTINA - EERP
- Unidade: EERP
- Sigla do Departamento: ERG
- Subjects: DIABETES MELLITUS; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
- Keywords: Food and nutrition education; Health education
- Language: Português
- Abstract: Materiais educativos impressos são frequentemente empregados para a educação na área da saúde, pois permitem ao paciente realizar a sua leitura em diferentes locais, tais como, o domicílio ou trabalho, além de controlar a velocidade de leitura. Nessa vertente, desenvolveu-se um material educativo para educação alimentar e nutricional de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, composto por dois manuais. O Manual de orientação nutricional para pessoas com diabetes mellitus tipo 2 é um material educativo cuja finalidade é fornecer subsídios para a alimentação saudável e um plano alimentar individualizado, segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes. O Manual do profissional nutricionista é um material educativo com informações sobre como realizar a orientação nutricional. Porém, após desenvolver um material educativo é necessário avaliá-lo a fim de garantir a qualidade do mesmo. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar este material educativo segundo a análise de conteúdo e análise semântica. O estudo foi realizado em duas etapas: Revisão do Material Educativo e Avaliação do Índice de Legibilidade, e Análise de conteúdo por nutricionistas e análise semântica por pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Na análise de conteúdo foram avaliados o objetivo, o conteúdo educativo, o estilo de redação do texto, a aparência, a organização e a motivação da leitura do material educativo. Na análise semântica, foi analisada a compreensão dos pacientes quanto às mensagens de saúde descritas no manual dirigido aos pacientes. Participarem do estudo sete nutricionistas e 24 pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Os pacientes foram subdivididos em dois grupos denominados G1 (n=11) e G2 (n=13). Os dois grupos participaram da análise semântica. Os resultados apontaram que os itens do conteúdo analisado do material educativo foram considerados adequados para opúblico alvo, pela totalidade dos nutricionistas. Na análise semântica, os pacientes do G1 apresentaram dificuldade de compreensão do texto sobre diferença entre os produtos diet e light e redução de gorduras trans na alimentação. Para melhor compreensão foram adicionadas figuras ilustrativas. A partir destas modificações obteve-se melhor compreensão do texto pela maioria (90,91%) dos pacientes com DM2 no G2. Conclui-se, que o material educativo está adequado ao público alvo e a sua disponibilização para os pacientes com DM2 e para profissionais nutricionistas pode contribuir para incrementar o conhecimento sobre os benefícios da alimentação saudável e a adesão a terapia nutricional
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2015
- Data da defesa: 11.09.2015
-
ABNT
FRANCO, Rosana Cristina. Avaliação do manual de orientação nutricional para pessoas com diabetes mellitus tipo 2. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07012016-103727/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Franco, R. C. (2015). Avaliação do manual de orientação nutricional para pessoas com diabetes mellitus tipo 2 (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07012016-103727/ -
NLM
Franco RC. Avaliação do manual de orientação nutricional para pessoas com diabetes mellitus tipo 2 [Internet]. 2015 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07012016-103727/ -
Vancouver
Franco RC. Avaliação do manual de orientação nutricional para pessoas com diabetes mellitus tipo 2 [Internet]. 2015 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07012016-103727/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas