Exportar registro bibliográfico

Monitoria: sua contribuição para o ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: MOUTINHO, PAULA MARIA NUNES - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERP
  • Assuntos: ALUNO ESTAGIÁRIO; ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); GRADUAÇÃO; APRENDIZAGEM
  • Palavras-chave do autor: Curso de Enfermagem; Ensino; Learning; Monitoria; Monitoring; Nursing Graduation; Teaching
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a monitoria no processo de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem histórico-cultural de Vigotski. A coleta de dados foi realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que possui uma proposta de monitoria denominada Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação. Foram realizadas entrevistas, com roteiros semiestruturados, com monitores, professores e alunos, referentes às experiências do 1° e 2°semestre de 2013. Participaram da pesquisa sete monitores, nove professores e dezenove alunos. Os dados foram analisados e discutidos a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados encontrados neste trabalho constituíram quatro categorias: monitoria - concepções alinhadas às diferentes abordagens pedagógicas; monitor- papel de professor ou de aluno? ; contribuição da monitoria para a formação de professores; e relação monitor- aluno- contribuições para a aprendizagem. As discussões apontam que a monitoria está entrelaçada com as questões de ensino-aprendizagem, bem como com a ressignificação do aprendizado do monitor, pois os sujeitos se constituem através das relações sociais que estabelecem. O monitor desenvolve-seno âmbito da docência quando está nesse papel, o que contribui para sua formação profissional. Aparecem barreiras na relação aluno e professor que propiciam que o monitor atue como ponte entre os mesmos nessa relação, aproximando os atores do ensino-aprendizagem
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.09.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MOUTINHO, Paula Maria Nunes. Monitoria: sua contribuição para o ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-05012016-144416/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Moutinho, P. M. N. (2015). Monitoria: sua contribuição para o ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-05012016-144416/
    • NLM

      Moutinho PMN. Monitoria: sua contribuição para o ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-05012016-144416/
    • Vancouver

      Moutinho PMN. Monitoria: sua contribuição para o ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-05012016-144416/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024