Exportar registro bibliográfico

Efeitos de programa multissensorial com ênfase fônica na promoção de habilidades de letramento emergente em pré-escolares (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: MORESCHI, MARIANA DOS SANTOS MORETTO - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: LETRAMENTO; LEITURA; ESCRITA; FONOLOGIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: A literatura tem sugerido a importância e a efetividade da avaliação e intervenção precoces em pré-escolares com vistas a desenvolver habilidades e a prevenir dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Porém, poucas são as pesquisas nacionais que procuram mensurar, por meio de delineamentos experimentais, os efeitos de intervenções em habilidades de letramento emergente. No que se refere à intervenção, abordagens envolvendo o desenvolvimento de habilidades metafonológicas, em especial a consciência fonêmica, têm se mostrado promissores, sendo que abordagens multissensoriais também têm sido evocadas. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa foi avaliar os resultados de um programa de intervenção multissensorial com ênfase fônica sobre as habilidades de letramento emergente de crianças da última etapa da Educação Infantil. Participaram do estudo 36 alunos, provenientes de duas turmas de uma Escola Municipal de Educação Infantil, com idade média de 5 anos e 6 meses. O delineamento da pesquisa consistiu das etapas de Pré-teste, Intervenção, Pós-teste 1 e Pós-teste 2, com um intervalo de quatro meses entre as etapas do Pré-teste, Pós-teste 1 e Pós-teste 2. Nas etapas de Pré e Pós-testes as crianças foram avaliadas através de provas de Conhecimento de Letras, Consciência Fonológica e sondagens de habilidades iniciais de Leitura e Escrita. As crianças que, no Pré-teste, obtiveram resultados iguais ou inferiores ao Percentil 25 em relação ao grupo nas provas de Conhecimento de Letras ou Consciência Fonológica foram consideradas em risco para apresentarem dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita (n=15). Os demais participantes foram considerados fora de risco para apresentarem dificuldades (n=21). As crianças em cada uma dessas condições foram distribuídas, aleatoriamente, em dois grupos: Grupo Multissensorial, composto por crianças de risco (GMr) e por crianças fora de risco (GMf) eGrupo Controle, também composto por crianças de risco (GCr) e fora de risco (GCf). O Grupo Multissensorial (GMr+GMf) participou de três sessões de intervenção semanais, durante 16 semanas, totalizando 48 sessões. O Grupo Controle (GCr+GCf) realizou atividades recreativas sem relação direta com a aprendizagem da leitura e da escrita. Após a realização do Pós-teste 1, as crianças do Grupo Controle também receberam a intervenção. Os resultados dos Pós-testes 1 e 2 indicam que houve um efeito positivo significativo da intervenção para as crianças do grupo de risco, para todas as habilidades avaliadas e, em menor magnitude, também foram encontrados efeitos positivos para as habilidades de letramento emergente das crianças do grupo fora de risco. Ao propor atividades que contemplavam movimentos corporais mais amplos, relacionando o formato, o nome e os sons das letras, o programa desenvolvido também parece ter contribuído para o fator motivacional das experiências de aprendizagem vivenciadas pelos pré-escolares. Discutem-se as implicações psicopedagógicas dos resultados obtidos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.09.2015

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MORETTO-MORESCHI, Mariana dos Santos. Efeitos de programa multissensorial com ênfase fônica na promoção de habilidades de letramento emergente em pré-escolares. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. . Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Moretto-Moreschi, M. dos S. (2015). Efeitos de programa multissensorial com ênfase fônica na promoção de habilidades de letramento emergente em pré-escolares (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Moretto-Moreschi M dos S. Efeitos de programa multissensorial com ênfase fônica na promoção de habilidades de letramento emergente em pré-escolares. 2015 ;[citado 2024 abr. 26 ]
    • Vancouver

      Moretto-Moreschi M dos S. Efeitos de programa multissensorial com ênfase fônica na promoção de habilidades de letramento emergente em pré-escolares. 2015 ;[citado 2024 abr. 26 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024