O papel da argumentação no ensino de Ciências: lições de um workshop (2015)
- Autor:
- Autor USP: SCARPA, DANIELA LOPES - IB
- Unidade: IB
- DOI: 10.1590/1983-2117201517s02
- Subjects: ARGUMENTAÇÃO; CIÊNCIA (ENSINO); SALA DE AULA (INTERAÇÃO); APRENDIZAGEM; PESQUISA CIENTÍFICA; CULTURA ESCOLAR
- Language: Português
- Abstract: O objetivo do presente artigo é apresentar e dialogar com os trabalhos produzidos neste número especial, resultado de palestras proferidas no workshop Argumentação no Ensino de Ciências. Os três primeiros artigos discutem mais especificamente a argumentação como prática epistêmica da ciência. O quarto e o quinto propõem elementos orientadores para o planejamento de Ambientes de Aprendizagem argumentativos e, juntamente com os três primeiros, assumem o ensino por investigação/modelagem como abordagem privilegiada para isso. Os três últimos trazem os desafios metodológicos da pesquisa e apresentam perspectivas diferenciadas de análise de situações argumentativas. No diálogo com esses textos, retomo o conceito de hibridação entre cultura escolar e científica, em que a argumentação está na zona de fronteira entre essas culturas; relaciono as etapas da investigação científica com o processo de argumentação e explicito as ações esperadas de professores e alunos na elaboração de atividades argumentativas.
- Imprenta:
- Publisher place: Belo Horizonte
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Revista Ensaio
- ISSN: 1983-2117
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, n. especial, p. 15-30, nov. 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SCARPA, Daniela Lopes. O papel da argumentação no ensino de Ciências: lições de um workshop. Revista Ensaio, v. no 2015, n. especial, p. 15-30, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s02. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Scarpa, D. L. (2015). O papel da argumentação no ensino de Ciências: lições de um workshop. Revista Ensaio, no 2015( especial), 15-30. doi:10.1590/1983-2117201517s02 -
NLM
Scarpa DL. O papel da argumentação no ensino de Ciências: lições de um workshop [Internet]. Revista Ensaio. 2015 ; no 2015( especial): 15-30.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s02 -
Vancouver
Scarpa DL. O papel da argumentação no ensino de Ciências: lições de um workshop [Internet]. Revista Ensaio. 2015 ; no 2015( especial): 15-30.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s02 - O Ensino Biologia como prática reflexiva
- Abandono da inovação [Depoimento a Gabriel Jareta]
- Pontos de resistência [Depoimento]
- Um curso de evolução além das fronteiras da Biologia
- Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação
- Cultura escolar e cultura científica: aproximações, distanciamentos e hibridações por meio da análise de argumentos no ensino de biologia e na biologia
- A biologia e o ensino de Ciências por investigação: dificuldades e possibilidades
- Sequências didáticas para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia. Parte 1: estágio supervisionado em Ensino de Biologia
- Ensino investigativo: como praticar o que a base curricular pede?
- Apresentação dos objetivos e estrutura
Informações sobre o DOI: 10.1590/1983-2117201517s02 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas