Identificação e tratamento de riscos no lançamento de um novo produto no mercado aeroespacial (2015)
- Autores:
- Autores USP: OLIVA, FABIO LOTTI - FEA ; VASCONCELLOS, EDUARDO PINHEIRO GONDIM DE - FEA
- Unidade: FEA
- Assuntos: ADMINISTRAÇÃO DE RISCO; PRODUTOS NOVOS
- Idioma: Português
- Resumo: O lançamento de novos produtos que resultaram de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a necessidade de comercializa-los faz com que a gestão de riscos seja uma prática importante dentro das empresas como forma de reduzir os riscos negativos gerados no processo de lançamento. A proposta deste artigo é a realização de estudo para a identificação dos riscos envolvidos no lançamento de novos produtos e as formas de tratamento utilizadas pela organização para lidar com estes riscos. Para isto foi realizado um estudo de caso em uma empresa brasileira que atua no mercado aeroespacial. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três gestores da empresa. Os riscos identificados e as estratégias para tratamento destes riscos foram organizados em tabelas em que são apresentados os riscos identificados em relação aos agentes envolvidos. Os resultados do estudo mostraram que a gestão de risco, de fato, contribui para a redução dos riscos negativos que podem prejudicar o processo de lançamento de novos produtos no mercado. O estudo permitiu identificar alguns achados, tais como: no mercado aeroespacial as ações para a venda de seus produtos ocorrem, principalmente, na fase que antecede a produção e entrega destes. Os riscos identificados são gerados pela interação da empresa com os agentes envolvidos na cadeia de suprimento, uma das formas de tratamento de riscos utilizada pela empresa é a manutenção da mesma rede de relacionamento, além do estabelecimento de regras de conduta para a cadeia de suprimentos. A divulgação dos novos produtos não ocorre por meio de mídia voltada para massa, visto que existe um segmento de mercado específico e reduzido que possui condições de comprar os produtos.As limitações do estudo decorrem da impossibilidade de generalização dos resultados em função do método utilizado e da realização de entrevistas somente com funcionários da empresa.
- Imprenta:
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 10, n. 2, mai./ago. 2015
-
ABNT
MATTA, Vivian Eugenia da e OLIVA, Fábio Lotti e VASCONCELLOS, Eduardo Pinheiro Gondim de. Identificação e tratamento de riscos no lançamento de um novo produto no mercado aeroespacial. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 10, n. 2, 2015Tradução . . Disponível em: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/ufrj/article/viewFile/2556/2166. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Matta, V. E. da, Oliva, F. L., & Vasconcellos, E. P. G. de. (2015). Identificação e tratamento de riscos no lançamento de um novo produto no mercado aeroespacial. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão, 10( 2). Recuperado de http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/ufrj/article/viewFile/2556/2166 -
NLM
Matta VE da, Oliva FL, Vasconcellos EPG de. Identificação e tratamento de riscos no lançamento de um novo produto no mercado aeroespacial [Internet]. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão. 2015 ; 10( 2):[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/ufrj/article/viewFile/2556/2166 -
Vancouver
Matta VE da, Oliva FL, Vasconcellos EPG de. Identificação e tratamento de riscos no lançamento de um novo produto no mercado aeroespacial [Internet]. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão. 2015 ; 10( 2):[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-08/index.php/ufrj/article/viewFile/2556/2166 - O papel da universidade corporativa como incentivo à inovação: um estudo de caso da Universidade do Hambúrguer
- Avaliação da estrutura organizacional para a implementação do planejamento estratégico
- The influence of consumption capacity, business environment, and innovation effort on the attractiveness of intellectual property applications in countries
- Miolo: a internacionalização de uma marca
- Risks and critical success factors in the internationalization of born global startups of industry 4.0: a social, environmental, economic, and institutional analysis
- Inovação na dimensão clientes de pequenas empresas participantes do programa ALI em Dourados/MS
- Mortalidade precoce das micro e pequenas empresas: estudo das principais causas de falência empresarial em Bambuí/MG
- Indicadores internacionais de evolução tecnológica e a importância da indústria de semicondutores: o posicionamento estratégico do Brasil na América Latina
- Redes de inovação: um estudo bibliométrico de publicações nacionais
- Impacto de fatores institucionais e regulatórios na competitividade das empresas do setor de iluminação por LED
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas