A presença oculta da religiosidade na prática docente (2015)
- Authors:
- Autor USP: VALENTE, GABRIELA ABUHAB - FE
- Unidade: FE
- Subjects: ESCOLA PÚBLICA; RELIGIÃO; PROFESSORES (ENSINO)
- Keywords: Brasil; Brazil; escola pública; prática docente; public school; religião; religion; religiosidade; religiosity; teaching practice
- Language: Português
- Abstract: Este estudo propõe a identificação e a análise da presença da religiosidade na escola pública a partir da observação de estratégias e mecanismos difusos. Partiu-se da hipótese de que a religiosidade estaria presente na escola de forma velada e naturalizada. Para contextualizar a religiosidade no ambiente escolar foi preciso dirigir o olhar para as formas como esse fenômeno se apresenta na sociedade brasileira e como os indivíduos pertencentes a essa sociedade percebem suas religiosiosidades. Para alcançar o escopo pretendido, procedeu-se a um estudo de caso em uma escola municipal na cidade de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. Utilizou-se um arsenal de técnicas de coleta de dados inspiradas na metodologia etnográfica e construídas a partir da noção de cultura escolar (FORQUIN, 1993), entre elas, a observação de campo, questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras. A partir da triangulação desses dados, construíram-se perfis de duas docentes com o objetivo de analisar suas práticas profissionais. Para categorizar as respectivas práticas utilizou-se a noção de crença (BOURDIEU, 2001). Dessa forma, como primeira conclusão pode-se dizer que são as crenças individuais configuradas, entre elas as religiosas, que fomentam as práticas docentes, devido à ausência de balizas ou limites a essas práticas. Consequentemente, a religiosidade, além de estar presente na prática destas profissionais, também influencia o processo de socialização dascrianças que frequentam esse ambiente. Por fim, foi constatada a presença da religiosidade na escola pública de forma oculta, sendo a sua invisibilidade ao olho nu o que a legitima e a mantém de forma perene
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.06.2015
-
ABNT
VALENTE, Gabriela Abuhab. A presença oculta da religiosidade na prática docente. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122015-110530/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Valente, G. A. (2015). A presença oculta da religiosidade na prática docente (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122015-110530/ -
NLM
Valente GA. A presença oculta da religiosidade na prática docente [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122015-110530/ -
Vancouver
Valente GA. A presença oculta da religiosidade na prática docente [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122015-110530/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas