Exportar registro bibliográfico

Análise do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química a partir de perspectivas dos educandos (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: GIROTTO JÚNIOR, GILDO - ENSINO CIÊNCIAS
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS
  • Subjects: QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PEDAGOGIA
  • Keywords: CONHECIMENTO PROFISSIONAL; CONHECIENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO; PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE
  • Language: Português
  • Abstract: A profissão professor é aquela com a qual todas as pessoas possuem mais contato, pois todos os que passaram pela educação básica conviveram diariamente com professores por, pelo menos doze anos e, intuitivamente, reconhecem os bons profissionais. No entanto, transformar a intuição numa base de conhecimentos sistematizada que explique o sucesso de uns em detrimento dos problemas enfrentados por outros não é uma tarefa simples. Neste trabalho nossa hipótese se baseia na possibilidade de reconhecimento dos conhecimentos da base de um professor por parte dos seus alunos. Para tanto, nos pautamos no referencial da base de conhecimentos profissionais e, em particular seu conceito mais conhecido, o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) que representa o conhecimento que os professores utilizam no processo do ensino. Com esse intuito foram investigados três professores de química, a partir das percepções que seus estudantes têm das suas práticas educativas e essas percepções foram confrontadas com a análise do pesquisador. A pesquisa apresenta uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Os dados coletados incluem os planejamentos de curso, entrevistas, registros audiovisuais e respostas ao instrumento CoRe dos professores por um lado, e por outro, entrevistas com os estudantes e respostas a um instrumento de análise quantitativa reportado na literatura. As análises dos três professores em contextos diferentes indicam que os alunos conseguem, de modo geral, reconhecer os conhecimentos relacionados a algumas categorias de conhecimentos mais vinculadas à prática do professor, enquanto não conseguem julgar algumas categorias relacionadas a conhecimentos extraclasse, que não se apresentam diretamente nas ações do professor em sala de aula. Dentre os conhecimentos reconhecidos pelos estudantes estão o Conhecimento do Conteúdo; Conhecimento das Estratégias de Ensino; (CONTINUA)(CONTINUAÇÃO) Conhecimento dos Procedimentos de Avaliação; e Conhecimento dos Objetivos Educacionais e Contexto. Entretanto, nos três casos estudados, os estudantes não conseguiram perceber o Conhecimento da Compreensão e Conhecimentos Prévios dos Estudantes, o Conhecimento do Currículo e o Processo Reflexivo. Os alunos da Licenciatura em Química foram mais criteriosos em perceber os conhecimentos dos professores do que os alunos do Bacharelado. Em relação à análise quantitativa realizada, é possível interpretar que existem indícios sobre alguns aspectos da prática, mas a simples interpretação dos dados numéricos não poderia apontar para um alto ou baixo grau de conhecimento do professor. Podemos ainda apontar que uma mesma ferramenta de análise quantitativa não pode servir para o reconhecimento de conhecimentos profissionais em ambientes com características tão distintas como aqueles em que se deu a coleta de dados. Entretanto, a mesma pode servir de base complementar ao estudo qualitativo desenvolvido através de uma análise múltipla.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.09.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GIROTTO JUNIOR, Gildo. Análise do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química a partir de perspectivas dos educandos. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-17122015-114606/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Girotto Junior, G. (2015). Análise do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química a partir de perspectivas dos educandos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-17122015-114606/
    • NLM

      Girotto Junior G. Análise do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química a partir de perspectivas dos educandos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-17122015-114606/
    • Vancouver

      Girotto Junior G. Análise do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química a partir de perspectivas dos educandos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-17122015-114606/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024