O cinema como instrumento da preservação histórica da dança contemporânea: o registro e o documentário Kontakthof de Pina Bausch (2015)
- Autores:
- Autor USP: FERNANDES, PATRÍCIA MORAN - ECA
- Unidade: ECA
- Assuntos: DANÇA; VIDEODANÇA; LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA; MEMÓRIA
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo desse paper é discutir a importância do registro audiovisual de uma apresentação cênica para a constituição da memória da dança. O trabalho da diretora e coreógrafa alemã Pina Bausch pode ser conhecido através de diversos filmes. Analisaremos uma de suas coreografias, Kontakthof, que ainda hoje faz parte do repertório da Companhia. Nosso enfoque é uma mesma cena filmada em três olhares: na tourne da Companhia em filme de Chantal Akerman (1983), no registro de uma apresentação (2001) e no filme homenagem de Wim Wenders (2009). Veremos como os filmes expressam suas leituras através de diferenças sutís presente tanto no enquadramento como na montagem. Os registros mantém o trabalho da dança em sua dimensão pública, social e de descoberta, ultrapassando o momento da apresentação da peça para o público.
- Imprenta:
- Editora: USCS
- Local: São Caetano do Sul
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Anais ...
- Nome do evento: Simpósio Internacional Comunicação e Cultura
-
ABNT
KATZENSTEIN, Tamara Vivian e MORAN, Patricia. O cinema como instrumento da preservação histórica da dança contemporânea: o registro e o documentário Kontakthof de Pina Bausch. 2015, Anais.. São Caetano do Sul: USCS, 2015. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002734280.pdf. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Katzenstein, T. V., & Moran, P. (2015). O cinema como instrumento da preservação histórica da dança contemporânea: o registro e o documentário Kontakthof de Pina Bausch. In Anais ... São Caetano do Sul: USCS. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002734280.pdf -
NLM
Katzenstein TV, Moran P. O cinema como instrumento da preservação histórica da dança contemporânea: o registro e o documentário Kontakthof de Pina Bausch [Internet]. Anais .. 2015 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002734280.pdf -
Vancouver
Katzenstein TV, Moran P. O cinema como instrumento da preservação histórica da dança contemporânea: o registro e o documentário Kontakthof de Pina Bausch [Internet]. Anais .. 2015 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002734280.pdf - A resistência e complexidade da matéria carne. [Apresentação]
- Ao vivo: entre técnicas, scripts e banco de dados
- Cinemas transversais reúne debates ... [Prefácio]
- Farocki: imagens e convenções no jogo e na arte = Farocki : images and conventions in the game and art
- Mais de dois anos após iniciarmos ... [Apresentação]
- A construção de pistas para arqueologias do futuro. [Apresentação]
- Cinema apesar da imagem
- Deslocamentos de Paulo Bruscky por Gabriel Mascaro: um documentário no Second Life
- Entrevista com Patrícia Moran. [Entrevista a Natália Aly]
- Histórias e técnicas do cinema
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas