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Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: PRIOSTE, DANIELA BUZZULINI - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Subjects: DIPLOMACIA; INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
  • Keywords: Corporate diplomacy; Diplomacia corporativa; Diplomacia empresarial e Internacionalização de empresas; Diplomacy; Internationalization
  • Language: Português
  • Abstract: O ambiente dos negócios causa influência nas corporações. Entender e se antecipar a eventuais problemas e oportunidades que possam surgir do ambiente complexo no qual elas estão inseridas exige a atuação de profissionais dedicados. Trabalhando em prol da boa reputação, da atração de investimento e da inserção internacional da organização que representam estão os diplomatas corporativos ou diplomatas empresariais. De acordo com esta pesquisa, eles são uma ferramenta que auxilia na estratégia da empresa. O estudo de caso foi realizado no Grupo fullDigi de comunicação digital. Investigando essa instituição, foi possível mapear características da diplomacia corporativa. Conjuntamente, um estudo descritivo e exploratório responde à pergunta que norteia esta dissertação: quais são os principais fatores que contribuem para a atuação de um diplomata corporativo? Por meio da análise ambiental e da teoria dos stakeholders, detectou-se os fatores que devem ser levados em consideração na diplomacia das empresas. O referencial teórico sobre estrutura organizacional ajuda a identificar os níveis hierárquicos desses executivos, bem como suas relações e comunicação com os ambientes interno e externo. Também explicam-se os novos papéis da diplomacia - que vem se redefinindo para acompanhar a complexidade das novas relações entre países, governos e empresas -, além das teorias sobre internacionalização de empresas e advocacy, atividades que necessitam da atuação de tais profissionais. Comométodo de pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e a coleta de dados baseada em entrevistas com executivos da fullDigi, com especialistas em diplomacia corporativa e ainda com membros de associações profissionais e comerciais, além da coleta de dados secundários. A proposição teórica foi utilizada para a análise dos dados coletados. Dentre os principais resultados da pesquisa, foi observado que a oportunidade ou a necessidade de buscar mercados internacionais, que um ambiente muito regulado ou que um setor novo ou em constante mudança e que a preocupação com a imagem e com a reputação da empresa e com os stakeholders, contribuem para atuação do profissional da Diplomacia Corporativa
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.10.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      PRIOSTE, Daniela Buzzulini. Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07122015-152059/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Prioste, D. B. (2015). Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07122015-152059/
    • NLM

      Prioste DB. Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07122015-152059/
    • Vancouver

      Prioste DB. Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07122015-152059/

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