Ditos e não-ditos: o Brasil e as práticas de consumo nos auto anúncios das agências de publicidade nos anos 1950 (2015)
- Autores:
- Autor USP: CARRASCOZA, JOÃO LUÍS ANZANELLO - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139264
- Assuntos: PROPAGANDA; ANÚNCIOS; CONSUMO; ANÁLISE DO DISCURSO
- Idioma: Português
- Resumo: Este artigo apresenta a síntese e os resultados da pesquisa “Ditos e não-ditos da narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950”, realizada pelos autores com o apoio do Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM). São analisados os “ditos” da publicidade (aquilo que está expresso em seu discurso) e os seus não-ditos (os dizeres silenciados, àmargem do que foi dito), a partir de um corpus que engloba autoanúncios das agências de propaganda veiculados na revista Publicidade e Negócios, ao longo da década de 1950 – período de intenso desenvolvimento econômico do país e de ampliação de suas práticas de consumo. A pesquisa se apoia em pressupostos teóricos da análise de discurso de linha francesa (Orlandie Maingueneau) e da semântica argumentativa (Ducrot)
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ABNT
CARRASCOZA, João Anzanello e HOFF, Tânia Márcia Cezar. Ditos e não-ditos: o Brasil e as práticas de consumo nos auto anúncios das agências de publicidade nos anos 1950. Organicom, v. 12, n. 22, p. 38-45, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139264. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Carrascoza, J. A., & Hoff, T. M. C. (2015). Ditos e não-ditos: o Brasil e as práticas de consumo nos auto anúncios das agências de publicidade nos anos 1950. Organicom, 12( 22), 38-45. doi:10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139264 -
NLM
Carrascoza JA, Hoff TMC. Ditos e não-ditos: o Brasil e as práticas de consumo nos auto anúncios das agências de publicidade nos anos 1950 [Internet]. Organicom. 2015 ; 12( 22): 38-45.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139264 -
Vancouver
Carrascoza JA, Hoff TMC. Ditos e não-ditos: o Brasil e as práticas de consumo nos auto anúncios das agências de publicidade nos anos 1950 [Internet]. Organicom. 2015 ; 12( 22): 38-45.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139264 - Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo
- Convergência entre a arte e o valor precário na criação publicitária
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- Do caos à criação publicitária
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- Constituição discursiva da publicidade brasileira nos anos 1950: o nacional e o estrangeiro. (resumo)
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139264 (Fonte: oaDOI API)
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