A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925 (2015)
- Autor:
- Autor USP: MORETTIN, EDUARDO VICTORIO - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.1590/1982-25542015222289
- Assuntos: EXPOSIÇÕES DE ARTE; HISTÓRIA DO CINEMA
- Idioma: Português
- Resumo: O artigo pretende analisar a presença do cinema na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, realizada em Paris em 1925. Na década de 1920, consolidando-se como meio de comunicação de massa, ele passou a ser utilizado cada vez mais como “vitrine” em que a nação projetava as virtudes nacionais a serem celebradas em um cenário marcado pela corrida imperialista. Neste caso específico, os discursos da modernidade e da tradição conciliaram-se a fim de celebrar o caráter nacional francês dentro de um quadro marcado pela afirmação cultural do cinema.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Galaxia. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica
- ISSN: 1982-2553
- Volume/Número/Paginação/Ano: n. 30, p. 48-59, dez. 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
MORETTIN, Eduardo. A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925. Galaxia. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica, n. 30, p. 48-59, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-25542015222289. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Morettin, E. (2015). A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925. Galaxia. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica, ( 30), 48-59. doi:10.1590/1982-25542015222289 -
NLM
Morettin E. A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925 [Internet]. Galaxia. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica. 2015 ;( 30): 48-59.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-25542015222289 -
Vancouver
Morettin E. A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925 [Internet]. Galaxia. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica. 2015 ;( 30): 48-59.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-25542015222289 - Cine, música e história: Heitor Villa-Lobos y O descobrimento do Brasil (1937) de Humberto Mauro
- A imagem cinematográfica do passado brasileiro construída pelos imigrantes nas décadas de 20 e 30: adesão ou dissonância?
- O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro
- Diamante bruto
- Visualidades hoje
- Cinema e Estado no Brasil: a Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922 e 1923
- Ver TV debate o enfoque dos programas televisivos sobre história [Entrevista]
- História e documentário
- Cine y estado en Brasil: intervención, censura y producción de imágenes del poder
- O cinema como fonte histórica na obras de Marc Ferro
Informações sobre o DOI: 10.1590/1982-25542015222289 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas