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Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento "Nursing Students' Attitudes Toward Mental Health Nursing and Consumers" para o Brasil (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: SOARES, MARCOS HIRATA - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERP
  • Assuntos: ESCALAS (PSICOMETRIA); ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (ENFERMAGEM); ESTUDOS DE VALIDAÇÃO
  • Palavras-chave do autor: Educação superior; Enfermagem Psiquiátrica; Escalas; Higher education; Psychiatric nursing; Scales; Validation studies
  • Idioma: Português
  • Resumo: Muito embora os resultados de muitos estudos qualitativos brasileiros sobre o processo de aprendizagem em saúde mental tenham agregado conhecimento, outros são necessários utilizando métodos de estudo menos subjetivos e menos sujeitos aos vieses implícitos no processo de formação acadêmica. Este estudo visa avaliar as propriedades psicométricas do instrumento "Nursing Students' Attitudes Toward Mental Health Nursing and Consumers" para uso entre graduandos de Enfermagem no Brasil. Trata-se de um estudo metodológico de um instrumento de medida de construto subjetivo, oriundo da Austrália, o qual foi adaptado culturalmente ao contexto brasileiro para avaliação de suas propriedades, por meio da metodologia padronizada de adaptação cultural de instrumentos psicométricos, análise fatorial exploratória e confirmatória, pelo pacote estatístico Statistical Package for The Social Sciences (SPSS), v.21 e AMOS/SPSS, v.22, respectivamente. Foi aplicado o instrumento original e os domínios Autoritarismo e Visão Minoritária do instrumento ODM, já validado para a realidade brasileira. A coleta de dados foi realizada em 5 cursos de graduação em Enfermagem de 5 instituições públicas de ensino localizadas no interior e capital paulista e paranaense, dentre os anos de 2013 e 2014, totalizando 365 sujeitos. Os sujeitos foram distribuídos em 91,3% do sexo feminino e 8,7% do sexo masculino e sua faixa etária variou de 18 a 58 anos, com uma média(M) de 21,9 anos e um desvio-padrão (dp) de 3,88 anos, a carga horária teórica de aulas variou de 36 a 71 horas/aula, M=52 hs; dp=13,64 e a carga horária prática, variou de 76 a 100 horas/aula, M=91 e dp=5,22. O intervalo de tempo de aplicação inicial e final do instrumento variou em função do cronograma e carga horária de aulas de cada Instituição de Ensino Superior, oscilando entre 29 e 136 dias, M=77,63, dp=39,64. A análise fatorial exploratória resultounuma versão pré-final de 23 itens, com um coeficiente Alfa de Cronbach entre 0,71 a 0,95. Durante a realização da análise fatorial exploratória, doze itens foram retirados, devido a baixa comunalidade e/ou consistência interna. Esta versão não foi considerada válida pelo método de validação convergente e devido às grandes alterações em sua estrutura, não pôde ser considerada a versão validada do instrumento original. Esta versão pré-final foi submetida à modelagem de equações estruturais, resultando na apresentação de um modelo teórico composto por 22 itens distribuídos em 5 domínios, sendo que dois domínios permaneceram idênticos aos originais, um foi modificado e outros dois novos foram acrescentados, tendo sido validados pelo método estatístico usado e com confiabilidade aceitável (Alfa de Cronbach de 0,72 a 0,95). Embora o instrumento original não tenha sido validado no Brasil, acredita-se que o presente estudo contribuiu para a pesquisa e o ensino de Enfermagem em Saúde Mental, por apresentar um instrumento de avaliação da aprendizagem em saúde mental baseado no instrumento original, assim como por apresentar um modelo teórico explicativo para o processo de aprendizagem e da atitude do estudante na área de saúde mental
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.08.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SOARES, Marcos Hirata. Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento "Nursing Students' Attitudes Toward Mental Health Nursing and Consumers" para o Brasil. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-23112015-185944/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Soares, M. H. (2015). Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento "Nursing Students' Attitudes Toward Mental Health Nursing and Consumers" para o Brasil (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-23112015-185944/
    • NLM

      Soares MH. Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento "Nursing Students' Attitudes Toward Mental Health Nursing and Consumers" para o Brasil [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-23112015-185944/
    • Vancouver

      Soares MH. Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento "Nursing Students' Attitudes Toward Mental Health Nursing and Consumers" para o Brasil [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-23112015-185944/


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