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Triagem de compostos anti-chagásicos com o Trypanosoma cruzi e leishmanicidas com as espécies Leishmania amazonensis e Leishmania chagasi (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: TEZUKA, DAIANE YUKIE - IQSC
  • Unidade: IQSC
  • Subjects: TRYPANOSOMA CRUZI; DOENÇA DE CHAGAS; LEISHMANIA
  • Keywords: LEISHMANIA AMAZONENSIS; LEISHMANIA CHAGASI
  • Language: Português
  • Abstract: Durante as duas últimas décadas a discussão a respeito do papel da argumentação no ensino de ciências vem se destacando em vários países. No Brasil são ainda escassos os estudos dedicados à temática, especialmente com relação ao ensino de química. Vários pesquisadores afirmam que a sua prática pode favorecer a compreensão de conceitos científicos, o desenvolvimento do pensamento crítico e o entendimento sobre a natureza da ciência pelos alunos. No presente trabalho investigamos aspectos relacionados à elaboração e aplicação de oficinas de formação sobre a argumentação, tendo em vista o entendimento das suas contribuições na preparação e implementação, por parte dos licenciandos, de projetos de regência que fomentem a sua manifestação no ensino básico de química. Procuramos também analisar as características de argumentos produzidos pelos licenciandos na busca de explicações para a ocorrência de um fenômeno natural e identificar se valorizam a argumentação na prática pedagógica. Lançamos mão do Modelo de Argumentação de Sampson e Blanchard para analisar as características dos argumentos produzidos pelos licenciandos durante o processo de formação e verificamos que estes, em sua maioria, não apresentam todos os elementos esperados em uma argumentação científica, de acordo com o referido Modelo. Para avaliarmos em que medida os licenciandos valorizam a argumentação como uma alternativa para melhorar o ensino e a aprendizagem de ciências nos pautamos na análise dos projetos de regência elaborados e de entrevistas semiestruturadas realizadas ao final do processoAs estratégias e objetivos adotados na elaboração dos projetos se mostraram alinhados com aqueles enfatizados nas oficinas de formação e os depoimentos prestados revelaram indícios de valorização da argumentação por parte dos licenciandos. Analisamos ainda as regências com a finalidade de investigar a forma como os licenciandos se apropriam do discurso argumentativo e realizam ações pró-argumentação, assim como a possível influência do processo de formação na adoção de tal postura. Nas regências dos licenciandos identificamos ações desencadeadoras de processos argumentativos, como posicionar-se na construção dos argumentos e justificar com evidências. Estas ações sugerem a influência e as contribuições das oficinas no planejamento e execução das regências, uma vez que nas oficinas os licenciandos participaram de atividades cujos objetivos residiam, principalmente, no oferecimento de estratégias de ensino promotoras da argumentação e na caracterização da argumentação e distinção entre os diferentes componentes que constituem um argumento. Os resultados indicaram a relevância do processo de formação e proporcionaram subsídios para a análise e reflexão sobre o potencial da argumentação na prática educativa em química
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.09.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      TEZUKA, Daiane Yukie. Triagem de compostos anti-chagásicos com o Trypanosoma cruzi e leishmanicidas com as espécies Leishmania amazonensis e Leishmania chagasi. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75133/tde-25112015-101003/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Tezuka, D. Y. (2015). Triagem de compostos anti-chagásicos com o Trypanosoma cruzi e leishmanicidas com as espécies Leishmania amazonensis e Leishmania chagasi (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75133/tde-25112015-101003/
    • NLM

      Tezuka DY. Triagem de compostos anti-chagásicos com o Trypanosoma cruzi e leishmanicidas com as espécies Leishmania amazonensis e Leishmania chagasi [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75133/tde-25112015-101003/
    • Vancouver

      Tezuka DY. Triagem de compostos anti-chagásicos com o Trypanosoma cruzi e leishmanicidas com as espécies Leishmania amazonensis e Leishmania chagasi [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75133/tde-25112015-101003/


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