Exportar registro bibliográfico

Perfil de hábitos de leitura e qualidade de vida de alunos ingressantes em 2014, de odontologia e fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, São Paulo (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: LAWI, ELAINE REGINA JUVENACIO ABU - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAO
  • Assuntos: QUALIDADE DE VIDA; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; LEITURA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Considerando a importância das instituições de ensino superior e universidades no cenário nacional, no que se refere à produção científica e a qualidade do ensino, torna-se imprescindível conhecer o perfil do estudante dessas instituições para no futuro investir-se em novos planos educacionais que, por sua vez, não devem dispensar o real perfil daqueles que são os importantes protagonistas e principais alvos do plano. O objetivo central da pesquisa foi investigar o perfil de hábitos de leitura e qualidade de vida de alunos ingressantes em 2014, de odontologia e fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, São Paulo. A amostra foi composta por 70 universitários. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com informações sobre a qualidade de vida e hábitos de leitura. Como resultado constatou-se que os graduandos tinham entre 18 e 21 anos de idade, declararam-se a maioria brancos, do gênero feminino e 34,8% do gênero masculino. Tinham renda mensal familiar em média até e acima de seis salários mínimos, predominantemente solteiros e sem filhos e eram sustentados pela família, poucos possuíam atividade acadêmica remunerada. A partir dos resultados concluiu-se que os principais estressores que interferiram na vida ou contexto acadêmico foram as dificuldades financeiras, falta de disciplina ou hábito de estudo, carga horária excessiva de trabalhos acadêmicos e dificuldades de aprendizagem. Houve relação estatisticamente significante entre renda familiar e outras variáveis como consumo de bebida alcoólica. As dificuldades emocionais que mais interferiram no desempenho acadêmico: ansiedade e insônia ou alteração significativa no sono e em menor grau depressão; grande parte indicou que o maiores prejuízos para a vida acadêmica, devido a questões emocionais foram a falta de motivação para estudar, dificuldade de concentração, bem como o baixo desempenhoacadêmico. A maioria dos discentes declarou consumir bebidas alcoólicas ocasionalmente, uma minoria fuma e usou remédios para controle de dificuldades emocionais, apenas 9,5% usou drogas ilícitas. A maioria leu pelo menos um livro nos últimos três meses, porém atualmente leem menos um percentual de 57% para os universitários de odontologia e 48% de fonoaudiologia, sendo a falta de tempo, a razão principal para estar lendo menos. Os textos escolares, textos na internet, livros didáticos foram os mais lidos e em menor número romance. A biblioteca universitária foi frequentada pela maioria dos universitários.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.06.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LAWI, Elaine Regina Juvenácio Abu. Perfil de hábitos de leitura e qualidade de vida de alunos ingressantes em 2014, de odontologia e fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-24112015-161003/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Lawi, E. R. J. A. (2015). Perfil de hábitos de leitura e qualidade de vida de alunos ingressantes em 2014, de odontologia e fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-24112015-161003/
    • NLM

      Lawi ERJA. Perfil de hábitos de leitura e qualidade de vida de alunos ingressantes em 2014, de odontologia e fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, São Paulo [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-24112015-161003/
    • Vancouver

      Lawi ERJA. Perfil de hábitos de leitura e qualidade de vida de alunos ingressantes em 2014, de odontologia e fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, São Paulo [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-24112015-161003/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024