Remediação neuropsicológica das funções atencionais em crianças com fissura labiopalatina (FLP) (2015)
- Authors:
- Autor USP: TABAQUIM, MARIA DE LOURDES MERIGHI - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: NEUROPSICOLOGIA; FISSURA LÁBIOPALATINA; CRIANÇAS
- Language: Português
- Abstract: Introdução: A FLP é um indicador de risco para alterações de orelha média, podendo prejudicar o desenvolvimento de habilidades auditivas tais como a atenção, que é essencial para o aprendizado de novas habilidades, comunicação oral e escrita, trazendo riscos no processamento auditivo-atencional. O investimento em programas de treinamento focados no incremento de habilidades cognitivas é importante para a melhoria dessas competências. Objetivo: Identificar as competências atencionais de sujeitos com fissura labiopalatina isolada e reparada, identificados com prejuízos atencionais e baixo rendimento escolar. Método: Participaram 30 sujeitos, de ambos os sexos, idade entre 7 e 10 anos, cursando ensino regular, sendo G1 composto de 15 sujeitos com diagnóstico de FLP e baixo rendimento escolar e G2, como grupo controle, com 15 sujeitos pareados em idade e sexo ao G1. O estudo incluiu três fases para o G1: pré-testagem, programa remediativo atencional (PRA) e pós-testagem. Os instrumentos para avaliação pré e pós-programa foram: RAVEN, TMT, TOL, AC, STROOP e WCST. O PRA empregou o delineamento cognitivo – comportamental em 15 sessões sistemáticas diárias de 50 minutos. Resultados e discussão: Os desempenhos do G1, pós-programa, indicaram melhor performance em 20,5% na capacidade de planejamento e resolução de problemas. Na atenção seletiva e sustentada, os sujeitos obtiveram desempenhos otimizados em 30,3%. Em relação à capacidade de raciocinar abstratamente, planejar e modificar as estratégias cognitivas, G1 obteve melhora em 19,8%.Conclusão: O G1 apresentou ganhos nas habilidades treinadas, aproximando dos desempenhos obtidos pelo grupo controle. O período de desenvolvimento da amostra estudada, em fase crítica para a aquisição de habilidades executivas, mostrou-se facilitador na melhoria das competências de respostas atencionais. Verificou-se a pertinência de PRA, em especial com crianças com FLP, possibilitando otimizar recursos e minimizar o decorrente impacto cognitivo, social e educacional em suas diferentes atividades da vida diária.
- Imprenta:
- Publisher: Faculdade de Odontologia de Bauru
- Publisher place: Bauru
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Congresso Fonoaudiológico de Bauru - COFAB
-
ABNT
NIQUERITO, Ana Vera e TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi. Remediação neuropsicológica das funções atencionais em crianças com fissura labiopalatina (FLP). 2015, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, 2015. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Niquerito, A. V., & Tabaquim, M. de L. M. (2015). Remediação neuropsicológica das funções atencionais em crianças com fissura labiopalatina (FLP). In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru. -
NLM
Niquerito AV, Tabaquim M de LM. Remediação neuropsicológica das funções atencionais em crianças com fissura labiopalatina (FLP). Anais. 2015 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Niquerito AV, Tabaquim M de LM. Remediação neuropsicológica das funções atencionais em crianças com fissura labiopalatina (FLP). Anais. 2015 ;[citado 2024 mar. 29 ] - Estresse: realidade vivenciada por enfermeiros atuantes em um Centro de Terapia Intensiva
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