Abordagem para tratamento da disfunção velofaríngea por erro de aprendizagem (2015)
- Authors:
- USP affiliated authors: MAXIMINO, LUCIANA PAULA - FOB ; KROOK, MARIA INES PEGORARO - FOB ; PINTO, MARIA DANIELA BORRO - HRAC ; SOUZA, OLÍVIA MESQUITA VIEIRA DE - FOB ; DUTKA, JENIFFER DE CASSIA RILLO - FOB
- Unidades: FOB; HRAC
- Subjects: INSUFICIÊNCIA VELOFARÍNGEA; APRENDIZAGEM; DISTÚRBIOS DA FALA
- Language: Português
- Abstract: Introdução: A disfunção velofaríngea (DVF) pode ocasionar alterações de fala de difícil reabilitação. Quando alterações de fala como a hipernasalidade e escape de ar nasal são o resultado direto da falta de fechamento velofaríngeo, estas alterações são consideradas distúrbios obrigatórios já que são inevitáveis na presença da DVF. A DVF pode ser consequência da insuficiência ou da incompetência velofaríngeas e, estas quando presentes durante a fase de aquisição da fala podem acarretar um erro de aprendizagem do funcionamento velofaríngeo (EAFV). O EAFV pode persistir mesmo após ser estabelecida condição estrutural que possibilite fechamento velofaríngeo e nestes casos a fonoterapia tornase essencial uma vez que um novo padrão de funcionamento velofaríngeo precisa ser adquirido pelo falante. Objetivo: Descrever a abordagem terapêutica vivenciada no Programa de Fonoterapia Intensiva do HRAC-FOB-USP, enfocando o tratamento do erro de funcionamento velofaríngeo. Metodologia: Foram realizadas entrevistas sobre a abordagem de tratamento utilizada na correção dos distúrbios obrigatórios na presença do erro de funcionamento velofaríngeo. Os relatos em forma de narrativa foram gravados, transcritos e compilados em formato de texto e tabelas descrevendo-se a abordagem e as estratégias citadas por quatro fonoaudiólogas experientes no tratamento dos distúrbios de fala obrigatórios. Resultado: Observou-se que os relatos obtidos compunham uma série de etapas com uma hierarquia de atividades propostas para a habilitação do funcionamento velofaríngeo, incluindo: estabelecimento da suficiência velofaríngea por meio da protética; percepção da pressão aérea para produção de sons; bombardeamento sensorial do ponto e modo articulatório adequado; treino da complexidade fonética e linguística; generalização do fechamento velofaríngeo por aproximação sucessiva.Conclusão: Como a literatura consultada não descreve abordagens terapêuticas visando especificamente a habilitação do funcionamento velofaríngeo os achados deste trabalho proporcionam o primeiro relato descritivo da experiência clínica vivenciada por fonoaudiógos no Programa de Fonoterapia Intensiva do SPP do HRAC.
- Imprenta:
- Publisher: Faculdade de Odontologia de Bauru
- Publisher place: Bauru
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Congresso Fonoaudiológico de Bauru - COFAB
-
ABNT
POLZIN, Ana Caroline Zentil et al. Abordagem para tratamento da disfunção velofaríngea por erro de aprendizagem. 2015, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, 2015. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Polzin, A. C. Z., Maximino, L. P., Pegoraro-Krook, M. I., Whitaker, M. E., Pinto, M. D. B., Souza, O. M. V. de, & Dutka, J. de C. R. (2015). Abordagem para tratamento da disfunção velofaríngea por erro de aprendizagem. In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru. -
NLM
Polzin ACZ, Maximino LP, Pegoraro-Krook MI, Whitaker ME, Pinto MDB, Souza OMV de, Dutka J de CR. Abordagem para tratamento da disfunção velofaríngea por erro de aprendizagem. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Polzin ACZ, Maximino LP, Pegoraro-Krook MI, Whitaker ME, Pinto MDB, Souza OMV de, Dutka J de CR. Abordagem para tratamento da disfunção velofaríngea por erro de aprendizagem. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Relação entre avaliações perceptivo-auditiva e instrumental das alterações de fala nas fissuras palatinas: revisão de literatura
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