Análise da coerência e coesão de textos de escolares do ensino fundamental público (2015)
- Authors:
- Autor USP: HAGE, SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: COERÊNCIA TEXTUAL (ANÁLISE); COESÃO TEXTUAL (ANÁLISE); ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL; ENSINO PÚBLICO
- Language: Português
- Abstract: Introdução: a coesão é um dos princípios constitutivos da produção textual expressada por meio de características linguísticas na superfície do texto. Coesão e coerência são aspectos distintos, ainda que um texto incoerente possa ser o resultado do mau uso dos elementos de coesão. Objetivo: caracterizar a coesão e a coerência de redações elaboradas por estudantes de escola pública e verificar evolução entre os anos. Método: foram analisadas 160 redações de 80 escolares entre 8 e 13 anos sem dificuldades de aprendizagem, do 4º ao 7º ano do ensino fundamental. Duas composições de cada criança foram analisadas quanto à coerência (ideia central, relação entre o título e conteúdo, ideias encadeadas, argumentos adequados, adequação à proposta e compatibilidade entre nível de linguagem e ano escolar) e coesão (uso de elementos de ligação entre as partes das frases, entre as frases e ausência de repetição de palavras). Foi realizada análise estatística descritiva. Para a comparação entre os anos escolares, foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis e Miller. Resultados: Para a coerência os estudantes apresentaram valores da mediana próximos ao valor total (6,0) para todos os anos. Não houve significância estatística na comparação entre os anos. Quanto à coesão, os escolares atenderam em média, um item no 4º e 5º anos, melhorando para dois itens no 6º ano. Houve significância estatística entre os anos de 4º e 6º e 4º e 7º. Conclusão: o bom desempenho dos alunos para a habilidade de coerência pode refletir a relevância dada para este aspecto nos parâmetros curriculares nacionais. A falha na coesão referencial foi o aspecto que mais prejudicou a clareza dos textosA caracterização da produção textual de escolares pode instrumentalizar o professor do ensino fundamental na verificação da redação de seus alunos e auxiliar fonoaudiólogos na avaliação da elaboração de textos de seus pacientes
- Imprenta:
- Publisher: Faculdade de Odontologia de Bauru
- Publisher place: Bauru
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Congresso Fonoaudiológico de Bauru - COFAB
-
ABNT
SANTOS, Maria Aparecida Gonçalves e HAGE, Simone Rocha de Vasconcellos. Análise da coerência e coesão de textos de escolares do ensino fundamental público. 2015, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, 2015. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Santos, M. A. G., & Hage, S. R. de V. (2015). Análise da coerência e coesão de textos de escolares do ensino fundamental público. In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru. -
NLM
Santos MAG, Hage SR de V. Análise da coerência e coesão de textos de escolares do ensino fundamental público. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Santos MAG, Hage SR de V. Análise da coerência e coesão de textos de escolares do ensino fundamental público. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] - Distúrbio específico do desenvolvimento da linguagem: subtipos e correlações neuroanatômicas
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