Relação entre desenvolvimento de linguagem e inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down (2015)
- Authors:
- Autor USP: LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM; INCLUSÃO ESCOLAR; SÍNDROME DE DOWN; CRIANÇAS
- Language: Português
- Abstract: Introdução: Um dos aspectos cruciais no processo educacional de crianças com Síndrome de Down está no desenvolvimento da linguagem. A linguagem media as atividades sociais, acadêmicas e de aprendizagem que estão na dependência dos processos receptivos e expressivos linguísticos, bem como das habilidades psicolinguísticas, que proporcionam a integração do conhecimento e a possibilidade de interação social. Objetivo: verificar o desempenho comunicativo e lexical expressivo de crianças com Síndrome de Down e refletir sobre como a compreensão de fatores interferentes no processo de aprendizagem pode contribuir para uma melhor adaptação dessas crianças no ambiente escolar. Métodos: a amostra proposta foi de 60 crianças, porém, após análise dos critérios de inclusão, participaram 20 crianças, 10 com Síndrome de Down e 10 com neurodesenvolvimento típico, de idade entre 36 a 62 meses, pareadas quanto ao gênero, idade cronológica e nível socioeconômico. Procedimentos: entrevista com familiares, Observação do Comportamento Comunicativo e Teste de Linguagem Infantil ABFW–Vocabulário Parte B. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e aplicação do Teste “t” Student (p≤ 0,05). Resultados: indicaram diferença estatisticamente significante para produção de palavras e frases, narrativa, tempo de atenção, designação verbal usual e não designação. Para processos de substituição a análise estatística não acusou diferença estatisticamente significante. Apenas para profissões e locais, nesta categoria, houve diferença estatisticamente significante entre os grupos. Como são avaliados nove campos conceituais, este dado não interferiu na análise estatística da somatória dos valores de todos os camposConclusão: o desempenho comunicativo e lexical expressivo de crianças com Síndrome de Down é inferior quando comparado com crianças com neurodesenvolvimento típico. A escola tem importante papel em proporcionar um ambiente estimulador, por meio de práticas pedagógicas adequadas às necessidades de aprendizagem destas crianças
- Imprenta:
- Publisher: Faculdade de Odontologia de Bauru
- Publisher place: Bauru
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Congresso Fonoaudiológico de Bauru - COFAB
-
ABNT
FERREIRA-VASQUES, Amanda Tragueta e MORELLI, Beatriz Castanheira e LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin. Relação entre desenvolvimento de linguagem e inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. 2015, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, 2015. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Ferreira-Vasques, A. T., Morelli, B. C., & Lamônica, D. A. C. (2015). Relação entre desenvolvimento de linguagem e inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru. -
NLM
Ferreira-Vasques AT, Morelli BC, Lamônica DAC. Relação entre desenvolvimento de linguagem e inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. Anais. 2015 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Ferreira-Vasques AT, Morelli BC, Lamônica DAC. Relação entre desenvolvimento de linguagem e inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. Anais. 2015 ;[citado 2024 mar. 28 ] - Síndrome de Asperger: estudo de caso
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