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Explorando técnicas para modelagem de dados agregados de óbitos provenientes de acidentes por automóvel (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: SANTOS, MURILO CASTANHO DOS - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Subjects: MORTALIDADE (TAXAS); ACIDENTES DE TRÂNSITO (PREVISÃO)
  • Language: Português
  • Abstract: Esta dissertação se baseia na exploração de técnicas para modelagem de óbitos provenientes de acidentes por automóvel no estado de São Paulo. A análise foi agregada por área, e utilizou a razão de óbitos por população, por área e por fluxo veicular como variáveis dependentes e as variáveis independentes foram características socioeconômicas, área, frota de veículos, IDHM, fluxo veicular anual e distâncias entre microrregiões. Os dados do ano 2000 foram utilizados na calibração e dados de 2010 na validação dos modelos, com a técnica de mineração de dados (algoritmos de Árvore de Decisão - AD: CART - Classification And Regression Tree e CHAID - Chi-squared Automatic Interaction Detection) e Regressão Linear Múltipla (RLM) para fins comparativos com os modelos de AD. A partir dos resultados verifica-se que a RLM foi a técnica que obteve melhores erro médio, erro médio absoluto e coeficiente de correlação, e o algoritmo CART da AD o menor erro médio normalizado. Ao comparar as taxas de óbitos, a relação por área apresentou melhor erro médio e coeficiente de correlação, já a relação por população obteve menor erro médio normalizado e erro médio absoluto. Vale ressaltar que os algoritmos de AD são técnicas adequadas para classificação de áreas segundo faixas de valores de variáveis explicativas e valores médios da variável objeto de estudo. Além disso, tais técnicas são mais flexíveis em relação a alguns pressupostos de modelos de regressão. Dessa forma, a principal contribuição deste trabalho consiste na exploração de tais algoritmos para previsão de acidentes e classificação de regiões
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.10.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      SANTOS, Murilo Castanho dos. Explorando técnicas para modelagem de dados agregados de óbitos provenientes de acidentes por automóvel. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-22012016-160021/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Santos, M. C. dos. (2015). Explorando técnicas para modelagem de dados agregados de óbitos provenientes de acidentes por automóvel (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-22012016-160021/
    • NLM

      Santos MC dos. Explorando técnicas para modelagem de dados agregados de óbitos provenientes de acidentes por automóvel [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-22012016-160021/
    • Vancouver

      Santos MC dos. Explorando técnicas para modelagem de dados agregados de óbitos provenientes de acidentes por automóvel [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-22012016-160021/

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