Exportar registro bibliográfico

Pela mediação da aprendizagem em sala de aula: as orientações aos professores nos livros didáticos do 1º ano de ensino fundamental (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: SILVA, MAíSA ALVES - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 596
  • Subjects: LIVRO DIDÁTICO (PRODUÇÃO); ENSINO FUNDAMENTAL
  • Keywords: contexto de produção de livros didáticos; Livros didáticos; PNLD; teachers work; textbook production context; Textbooks; trabalho do professor
  • Language: Português
  • Abstract: A presente dissertação lança um olhar sobre o trabalho do professor, levando em consideração o papel das prescrições por meio da análise de livros didáticos selecionados a partir do Guia de Livros Didáticos PNLD 2013. São utilizados referenciais teóricos que tratam da questão do trabalho docente (MACHADO e BRONCKART, 2004; SOUZA-E-SILVA, 2004; SAUJAT, 2004), bem como referenciais da Teoria Histórico-Cultural que auxiliem na discussão dos livros didáticos enquanto instrumentos mediadores prescritivos do trabalho em sala de aula. Foram utilizados o livro do professor e os manuais do professor de quatro coleções, buscando analisar o modo como o professor é discursivizado por elas. Por meio de uma análise de contexto de produção de livros didáticos, como parte de um dos objetivos da pesquisa, foram destacadas as diferentes vozes presentes nas orientações ao professor, e a quem elas se destinam. Acredita-se, também, que a pesquisa auxiliará na discussão de aspectos teórico-metodológicos para a análise de obras didáticas, uma vez que a produção científica que tem como foco central tal análise pouco tem trazido à tona discussões das possíveis implicações dos instrumentos mediadores prescritivos (no caso os livros didáticos) no trabalho do professor. As análises indicam que os livros didáticos têm ocupado um espaço bastante significativo em sala de aula, o que pode causar impactos sobre o trabalho do professor ao tomarem um espaço que poderia ser atribuído a ele
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.07.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Maísa Alves. Pela mediação da aprendizagem em sala de aula: as orientações aos professores nos livros didáticos do 1º ano de ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-19082015-120540/. Acesso em: 20 set. 2024.
    • APA

      Silva, M. A. (2015). Pela mediação da aprendizagem em sala de aula: as orientações aos professores nos livros didáticos do 1º ano de ensino fundamental (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-19082015-120540/
    • NLM

      Silva MA. Pela mediação da aprendizagem em sala de aula: as orientações aos professores nos livros didáticos do 1º ano de ensino fundamental [Internet]. 2015 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-19082015-120540/
    • Vancouver

      Silva MA. Pela mediação da aprendizagem em sala de aula: as orientações aos professores nos livros didáticos do 1º ano de ensino fundamental [Internet]. 2015 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-19082015-120540/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024