Exportar registro bibliográfico

Diagnostic validity of the use of questionnaires, clinical examination and a portable single-channel electromyography device for Sleep Bruxism (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: BARBOSA, JULIANA STUGINSKI - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAP
  • Assuntos: BRUXISMO; DIAGNÓSTICO; TRANSTORNOS DO SONO; DOR FACIAL
  • Idioma: Inglês
  • Resumo: O presente trabalho comparou dois métodos de diagnóstico para Bruxismo do Sono (BS): critérios de diagnóstico da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-3) e um aparelho portátil com um canal de eletromiografia (EMG) (Grindcare) com o exame padrão ouro, polissonografia (PSG). A comparação com a PSG foi utilizada para determinar valores de corte apropriados e o número de noites necessárias para diagnóstico do BS válido e confiável com o Grindcare. Vinte estudantes da pós graduação e funcionários da Faculdade de Odontologia de Bauru participaram da amostra. Cada participante se submeteu a entrevista, exame físico, uso do Grindcare por cinco noites consecutivas e exame de PSG. A descriminação entre participantes com e sem bruxismo foi baseado somente na análise da PSG. Dados sobre EMG por hora de uso do Grindcare (EMG/h) e PSG (bursts/h) foram anotados. A validade dos critérios ICSD-3 e do Grindcare foram avaliados pela análise da área sob a curva (ASC) ROC (receiver operating characteristics), razão de probabilidade (RP), razão de possibilidade de diagnóstico (RPD) e análise de Bland-Altman. Os itens do ICSD-3 para BS obtiveram pouca a moderada concordância com o diagnóstico por PSG, com ASC de 0,55 até 0,75. O melhor valor de concordância obtido foi o relato de BS mais do que uma vez na semana associado ao relato de dor transitória na musculatura mastigatória ou fadiga pela manhã com moderada, mas significativa concordância, (ASC=0,75) com especificidade de 90, RP positiva=6 e RPD=13,5. Quando a frequência do relato de BS aumentou para 4 vezes na semana, a combinação do relato com desgaste dentário também apresentou valores altos de concordância com o diagnóstico realizado através de PSG (ASC= 0,75, RP=6, RPD=13,6). A análise de Bland-Altman dos EMG bursts/h mostrou uma concordância positiva entre os resultados do Grindcare e PSG. A análise pelacurva ROC também mostrou que, se utilizado o mínimo de 18 EMG/h por 3 noites e 19 EMG/h por 5 noites de uso do Grindcare como valores de corte, a especificidade do teste é de 90% e a RP positiva de 5. Como há considerável heterogeneidade nos resultados, a aplicação dos critérios de diagnóstico da ICSD-3 para BS pode estar limitada. Ainda, o aparelho Grindcare está apto a predizer BS diagnosticado pela PSG, quando utilizado por 3 ou 5 noites consecutivas, e pode ser um recurso válido para a prática clínica.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.04.2015

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BARBOSA, Juliana Stuginski. Diagnostic validity of the use of questionnaires, clinical examination and a portable single-channel electromyography device for Sleep Bruxism. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2015. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Barbosa, J. S. (2015). Diagnostic validity of the use of questionnaires, clinical examination and a portable single-channel electromyography device for Sleep Bruxism (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Bauru.
    • NLM

      Barbosa JS. Diagnostic validity of the use of questionnaires, clinical examination and a portable single-channel electromyography device for Sleep Bruxism. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Barbosa JS. Diagnostic validity of the use of questionnaires, clinical examination and a portable single-channel electromyography device for Sleep Bruxism. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024