Representações culturais de estudantes brasileiros sobre a França no programa de Duplo Diploma da Poli-USP (2015)
- Authors:
- Autor USP: SOUZA, CAMILA AMARAL - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLM
- Subjects: INTERCÂMBIO DE ALUNOS; LÍNGUA FRANCESA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Keywords: Cultural representation; Double Degree; Duplo Diploma; Intercultural; Intercultural; Mobilidade estudantil; Representação cultural; Student mobility
- Language: Português
- Abstract: O presente estudo tem por objetivo identificar, analisar e comparar as representações culturais de estudantes brasileiros em mobilidade estudantil sobre a França: antes e depois dos primeiros seis meses da experiência de intercâmbio no país estrangeiro. A pesquisa foi realizada com um grupo de estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), selecionados para realizar o programa de Duplo Diploma em uma instituição de ensino superior na França e que fizeram o Curso de Francês para Iniciantes (CFI), módulo Mobilité France, oferecido pelo Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. O referencial teórico desta pesquisa baseia-se nos conceitos de representações sociais e culturais presentes em Moscovici (1990) e Jodelet (1990), também retomados por Seca (2003) e Castellotti & Moore (2002), que trazem a definição de estereótipo. Relações entre língua e cultura, e abordagem intercultural no contexto de ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE) são temas apresentados e discutidos com base em Abdallah-Pretceille (2005), Castellotti & Moore (2002), Windmüller (2011), Puren (2005), Cuq (2003), De Carlo (1998), Beacco (2000). A metodologia de pesquisa é qualitativa e consiste em uma coleta inicial de informações sobre o contexto e a demanda atual para a internacionalização, seguida pela coleta de dados por meio de pré-teste, entrevistas semiestruturadas e questionários com os alunos do grupoparticipante da pesquisa e, por fim, pela análise de conteúdo dos dados obtidos. Pretende-se, com isso: 1) identificar e comparar as representações culturais dos participantes; 2) discutir os impactos da experiência de intercâmbio na formação desses estudantes; 3) fornecer dados de reflexão para a preparação linguística e cultural de estudantes que almejam participar de um programa de mobilidade internacional universitária na França.
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.04.2015
-
ABNT
SOUZA, Camila Amaral. Representações culturais de estudantes brasileiros sobre a França no programa de Duplo Diploma da Poli-USP. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-16092015-153056/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Souza, C. A. (2015). Representações culturais de estudantes brasileiros sobre a França no programa de Duplo Diploma da Poli-USP (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-16092015-153056/ -
NLM
Souza CA. Representações culturais de estudantes brasileiros sobre a França no programa de Duplo Diploma da Poli-USP [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-16092015-153056/ -
Vancouver
Souza CA. Representações culturais de estudantes brasileiros sobre a França no programa de Duplo Diploma da Poli-USP [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-16092015-153056/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas