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O professor de física em formação: seus motivos, ações e sentidos (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: CASTRO, BEATRIZ APARECIDA CAPRIOGLIO DE - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS; SENTIDOS; LICENCIATURA; FÍSICA (ENSINO)
  • Palavras-chave do autor: Formação inicial de professores; Estágio supervisionado; Sentidos; Teoria histórico-cultural da atividade; Licenciatura em Física; Initial teacher education; Supervised traineeship; Sense; Cultural-historical activity theory; Physics degree
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nesse estudo objetivamos investigar como licenciandos atribuíam sentidos à docência em seu processo de formação inicial, considerando o contexto das disciplinas de Metodologia do Ensino de Física de um curso de licenciatura de uma universidade pública paulista. Metodologicamente, a pesquisa se caracterizou como qualitativa, do tipo estudo de caso de observação participante, onde consideramos como unidade de análise a atividade de estágio. Buscamos analisar a trajetória de formação de dois sujeitos em sua historicidade e nas interações estabelecidas por eles no desenvolvimento das ações no processo de aprendizagem da docência. Utilizamos observações e gravações em áudio de aulas das disciplinas, questionários e entrevistas semiestruturadas, bem como procedemos ao acompanhamento das regências das aulas de estágio para os casos focalizados. Baseamos nossas análises na perspectiva histórico-cultural, especialmente na Teoria da Atividade, elaborada por Vigotski e Leontiev e ampliada por Engeström. Organizamos a análise em cinco episódios: memórias do ensino básico; vivências da Licenciatura em Física; organização das aulas de estágio; regências das aulas de estágio; reflexão teórico-prática sobre o estágio, nos quais abordamos os sentidos atribuídos à docência pelos dois sujeitos, como e em que situações ocorreram. Os resultados apontaram alguns eixos articuladores da atribuição de sentidos, como: as memórias e vivências trazidas pelos licenciandos; as interações estabelecidascom os diferentes atores nos diversos contextos; os processos mediacionais conduzidos nas disciplinas pela professora e com os colegas; o movimento da atividade de estágio e suas contradições; bem como, as possibilidades projetadas para o futuro pelos licenciandos, os quais foram indutores de mudanças, por promoverem motivos eficazes para os licenciandos, proporcionando a organização de ações para a aprendizagem da docência. Ressaltamos, que as atribuições de sentidos não se iniciaram nessas disciplinas e nem se esgotam nelas, mas ajudam a compor uma rede dinâmica de sentidos, dentre os quais destacamos: a compreensão da importância da intencionalidade no ensino e na organização de suas ações; a atribuição ao papel do professor de coordenar a atividade de aprendizagem; a importância da relação colaborativa no ensino; o reconhecimento da base teórica associada à prática; o entendimento da educação como processo de intervenção social. Desta forma, apontamos o papel fundamental das ações relativas ao estágio, desenvolvido como processo substantivo da aprendizagem da docência dos futuros professores, cumprindo assim, sua função primordial de aproximação de motivos e sentidos na direção dos significados sociais da profissão docente
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.08.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CASTRO, Beatriz Aparecida Caprioglio de. O professor de física em formação: seus motivos, ações e sentidos. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102015-094528/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Castro, B. A. C. de. (2015). O professor de física em formação: seus motivos, ações e sentidos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102015-094528/
    • NLM

      Castro BAC de. O professor de física em formação: seus motivos, ações e sentidos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102015-094528/
    • Vancouver

      Castro BAC de. O professor de física em formação: seus motivos, ações e sentidos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102015-094528/

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