Tramas da tessitura curricular: o curso experimental de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1968-1975) (2015)
- Autores:
- Autor USP: TAVANO, PATRICIA TEIXEIRA - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; EDUCAÇÃO MÉDICA; MEDICINA (ENSINO)
- Palavras-chave do autor: currículo como constructo sócio-histórico; currículo do ensino superior; currículo médico; educação em saúde; educação médica; ensino médico; curriculum as socio-historical construct; higher education curriculum; medical curriculum; health education; medical education; medical instruction
- Idioma: Português
- Resumo: Esta tese visa compreender as articulações e seleções que se entretecem na proposição, execução e extinção do projeto curricular do Curso Experimental de Medicina (CEM), Curso este que foi oferecido pela Faculdade de Medicina da USP entre os anos de 1968-1975, em condição sui generis, pois não substituiu o antigo currículo, mas caminhou a seu lado. Para marcar a distinção, o currículo antigo começa a ser conhecido como Curso Tradicional de Medicina e mantém a filosofia formadora baseada no paradigma biomédico, hospitalocêntrico e especializador, filosofia questionada pelo Curso Experimental de Medicina que se fundamenta em uma formação generalista, preventivista, comunitária, com diversificação dos cenários de prática e inserção profissional. Esta pesquisa se baseou na conceituação de currículo como um constructo, um território contestado, um artefato social, cultural, histórico, em busca de: articular a proposição conceitual formadora do CEM com as expectativas sociais e políticas de formação de médicos caracterizando os protagonismos factuais, individuais e grupais na conformação do currículo do Curso; compreender e analisar a construção desconstrução do território curricular experimental na contraposição justaposição disposição do território curricular tradicional; discutir os pressupostos do encerramento do CEM buscando identificar possíveis permanências contaminações curriculares. Para tanto, buscamos articular os documentos escritos e orais, base desta pesquisa, com osreferencias acerca da compreensão do currículo. Os documentos escritos foram compostos de seleção realizada junto a acervos (Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz e Assessoria Técnica Acadêmica da FMUSP; jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo) e de um formulário on-line, com participação ampla dos antigos alunos dos dois cursos. Os documentos orais são oriundos de entrevistas semiestruturadas realizadas com antigos professores e antigos alunos O Curso Experimental de Medicina se encerrou em 1975 sem que tenha sido realizada uma avaliação comparativa com seu contraponto tradicional, e deixou como herança na estrutura curricular da Faculdade de Medicina a atenção primária no Centro de Saúde-Escola do Butantã e a integração de Moléstias Infecciosas
- Imprenta:
- Data da defesa: 25.09.2015
-
ABNT
TAVANO, Patricia Teixeira. Tramas da tessitura curricular: o curso experimental de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1968-1975). 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102015-092340/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Tavano, P. T. (2015). Tramas da tessitura curricular: o curso experimental de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1968-1975) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102015-092340/ -
NLM
Tavano PT. Tramas da tessitura curricular: o curso experimental de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1968-1975) [Internet]. 2015 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102015-092340/ -
Vancouver
Tavano PT. Tramas da tessitura curricular: o curso experimental de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1968-1975) [Internet]. 2015 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102015-092340/
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