Dispositio: uma leitura retórica da forma musical contemporânea (2015)
- Autores:
- Autores USP: MELLO FILHO, SILVIO FERRAZ - ECA ; SILVA, WILLIAM TEIXEIRA DA - ECA
- Unidade: ECA
- Assuntos: MÚSICA; RETÓRICA; MÚSICA CONTEMPORÂNEA
- Idioma: Português
- Resumo: A forma é um dos parâmetros mais presentes nas análises do discurso e, do mesmo modo, o é na análise do discurso musical. Todavia, a complexificação estrutural da música contemporânea tem tornado cada vez mais improvável um pensamento analítico sobre essa dimensão que corresponda à realidade estética de seu material. Tendo em vista que a ideia de uma forma musical surge justamente do contato que a retórica e a música vêm tendo através dos tempos, a forma será discutida aqui a partir do referencial da Nova retórica, movimento importante para a retomada do pensamento retórico no século XX. Essa tão necessária readequação epistemológica faz emergirem outras questões de ordem pressuposicional, sendo discutidas brevemente aqui algumas delas, como a questão do tempo e das noções de matéria e forma. Por fim, a discussão terá sua aplicabilidade verificada através de análises formais da Sequenza XIV e de Les Mots Sont Allés..., ambas escritas pelo compositor Luciano Berio
- Imprenta:
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Viso: cadernos de estética aplicada
- ISSN: 1981-4062
- Volume/Número/Paginação/Ano: n. 16, jan./jun. 2015
-
ABNT
TEIXEIRA, William e FERRAZ, Sílvio. Dispositio: uma leitura retórica da forma musical contemporânea. Viso: cadernos de estética aplicada, n. ja/ju 2015, 2015Tradução . . Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002722935.pdf. Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Teixeira, W., & Ferraz, S. (2015). Dispositio: uma leitura retórica da forma musical contemporânea. Viso: cadernos de estética aplicada, ( ja/ju 2015). Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002722935.pdf -
NLM
Teixeira W, Ferraz S. Dispositio: uma leitura retórica da forma musical contemporânea [Internet]. Viso: cadernos de estética aplicada. 2015 ;( ja/ju 2015):[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002722935.pdf -
Vancouver
Teixeira W, Ferraz S. Dispositio: uma leitura retórica da forma musical contemporânea [Internet]. Viso: cadernos de estética aplicada. 2015 ;( ja/ju 2015):[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002722935.pdf - Técnica estendida e escrita polifônica em Luciano Berio: Sequenza XIV
- Musical gesture: from composition to performance
- Sobre a possibilidade de figuras retórico-musicais hoje
- Por uma performance retórica da música contemporânea
- Música como ação
- Três experiências da forma momento: um modelo formal do agora
- Pensando a música em seu movimento: = To think music in the movement
- Entretempo, a escuta no ponto cego da música
- A ética da performance musical
- Composição musical como campo de diálogo: para além das disciplinas
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas